Melhorar o relacionamento da sua equipe.

 

Quando falamos de relacionamento entre equipes, precisamos entender que a produtividade dos colaboradores está intrinsecamente ligada à maneira como eles interagem entre si no ambiente de trabalho, seja dentro de um mesmo setor ou até mesmo com outras equipes, essa interação se for feita de forma saudável, é essencial para o bom funcionamento de toda empresa.

Em ambientes onde ocorrem esses ruídos de comunicação entre as áreas, é bastante comum observarmos falhas de desempenho dos colaboradores na execução de tarefas e alguns processos ineficientes. Esses problemas afetam diretamente os resultados da empresa, geram insatisfação de clientes e prejuízo financeiro.

feeling do gestor neste momento é essencial, demanda muito de atitudes que visam a maior produtividade de sua equipe de trabalho, olhando não somente para a os colaboradores que exercem liderança em cada setor, mas também, para cada colaborador individualmente. Isso só será possível se você melhorar o funcionamento da equipe através de quatro áreas importantes que deverão ser focadas: a comunicação, dar assistência aos colaboradores, a avaliação do desempenho e a motivação constante deles.

 

1- A comunicação

O mais importante de todos os aspectos é a comunicação e sem dúvida alguma, também, o que mais apresenta problemas quando o assunto é interação entre equipes. Cabeças diferentes nem sempre terão uma convergência de ideias, muitos estão descompromissados com o seu colega de trabalho, alguns estão mais abertos à falar e pouco à ouvir outros pontos de vista. Isso tudo gera o RUÍDO que atrapalha bastante na execução de tarefas.

 

2- Dar assistência aos colaboradores

Dar o melhor de si e saber que o bom funcionamento da empresa está relacionado à sua participação, são coisas importantes que os colaboradores precisam entender e praticar. Visando uma melhor atuação deles, o suporte do gestor é essencial nisso, dando total apoio com elementos que otimizem seu processo de trabalho, contribuindo para que seus resultados sejam alcançados e até mesmo ultrapassados. Em outra situação, onde colaborador não exerce suas principais habilidades, um reposicionamento de função pode aumentar a performance dele. Estar próximo e dar mais feedbacks ajuda a mantê-lo informado para que não aja de maneira mecânica e veja sentido naquilo que faz, tudo isso compromete a geração de resultados em um projeto.

 

3- Avaliação de desempenho

O desempenho de seus colaboradores deve ser avaliado, assim como seu progresso. Para que obtenham um feedback consistente de como podem melhorar e se desenvolver na empresa,também em seu crescimento pessoal. Esses relatórios geram a constante auto-avaliação do profissional e o incentivam a melhorar suas habilidades, a ajustar pontos que precisam ser corrigidos, tudo isso em prol de seu aperfeiçoamento para executar suas tarefas com mais eficiência.

 

4- Manter membros motivados constantemente 

A motivação contínua dos seus colaboradores é extremamente importante pois, da mesma forma que profissionais motivados são mais produtivos, profissionais desmotivados podem comprometer negativamente toda a equipe e os resultados gerados por ela.

Em breve falaremos mais de como atuar de forma direta sobre esses quatro  tópicos responsáveis por melhorar o funcionamento de sua equipe. Ter o conhecimento de que essas áreas são fundamentais e que podem ser melhoradas é um bom início.