Como aumentar o desempenho da sua equipe

Como aumentar o desempenho da sua equipe.

Como exigir mais dos colaboradores e ao mesmo tempo motivá-los?

Isso pode ser um dilema para alguns gestores, mas segundo levantamento da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a pergunta é fácil de se responder: Você poderá exigir mais dos colaboradores e ao mesmo tempo motivá-los a partir do momento que investir em seu desenvolvimento. As organizações adotam práticas que estimulam o desenvolvimento humano, conseguem aumento da motivação e desempenho de seus colaboradores e consequentemente, melhores resultados.

A valorização dos colaborares é uma importante fórmula para assegurar a excelência e a qualidade na gestão de uma organização. Afim de esclarecer o tipo de conduta de uma empresa e seus gestores que promove melhorias no desempenho de funcionários, a FNQ elaborou uma lista especial, que ensina ao trabalhador de uma organização como desenvolver alta produtividade e motivação para realizar seu ofício diariamente.

Dicas poderosas da para aumentar o desempenho de sua equipe:

1.Defina a função de cada colaborador. O funcionário precisa saber, exatamente, quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele para poder executar um bom trabalho. Procure estabelecer e implantar um plano de cargos e salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano estratégico da organização e nas competências de cada pessoa. Assim é possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.

2. Aposte na capacitação e desenvolvimento. Investir nas habilidades e conhecimentos dos colaboradores e entender as suas competências é importante tanto para motivar como para reciclar colaboradores, essa medida auxilia no desenvolvimento de suas atividades diárias, como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em equipe. Quando a capacitação vem acompanhada de um bom plano de carreira, a obtenção de ótimos resultados é praticamente garantida. Incentive a busca pela constante capacitação e reciclagem do colaborador.

3. Qualidade de vida é fundamental. Identifique, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores para que haja uma total clareza de entendimento do seu quadro de colaboradores, saber isso é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e cidadania que estejam de acordo com as necessidades do colaborador e com as estratégias da empresa. Oferecer alguma flexibilidade nos horários e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos melhores meios para motivar funcionários e, consequentemente, melhorar o desempenho destes.

4. O reconhecimento deve ser uma prioridade. Reconhecer os colaboradores que desempenharam bem as suas funções é a fórmula do sucesso para a composição de times altamente produtivos, e isso pode ser feito por meio de ajustes salariais alinhados ao plano de carreira de carreira servem como prova do reconhecimento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativa para a empresa de forma permanente.