Lucratividade X Comprometimento

LucratividadexComprometimento

 

Você sabia que uma empresa que conta com colaboradores mais comprometidos pode ter um aumento de até 30% nos lucros? Segundo dados da consultoria de RH: Towers Watson, em um levantamento aplicado a cada 2 anos em diferentes países do mundo sobre as Forças de Trabalho, foi apontado que a falta de comprometimento dos colaboradores chega a causar prejuízos em torno dos 10%.

A situação fica ainda pior em outro levantamento feito por uma empresa americana de pesquisas de opinião, a Gallup. De acordo com seus dados levantados, 70% dos funcionários dizem não estarem tão comprometidos na empresa em que trabalham.

Mas o que leva um colaborador a não estar comprometido com a empresa?
Os principais motivos, segundo os entrevistados nessa pesquisa são: falta de treinamento e oportunidades, brigas entre funcionários, a falta de colaboração entre equipes e comunicação interna defasada.

A eficiência e rendimento do colaborador estão ligados à sua motivação, satisfação com o seu local de trabalho e também à sua atual situação. Se esses elementos estiverem em baixa, o seu comprometimento cai e isso é bastante sério. O desenvolvimento do seu negócio pode ficar estagnado ou até mesmo acabar, por causa da falta de comprometimento.
Nem sempre, a questão financeira será o principal fator: de acordo com a pesquisa, apenas 12% dos entrevistados se dizem insatisfeitos com seu salário. A questão que mais motiva o profissional é o potencial que a empresa tem de imprimir a sua imagem , seus valores e a capacidade de investir no desenvolvimento da carreira de seus colaboradores.
Com isso, podemos concluir que: o compromisso de um colaborador com sua empresa está intrinsecamente relacionado à uma ligação afetiva com ela, com o reconhecimento de valores e de objetivos. Um funcionário engajado tem mais energia, comprometimento e entusiasmo para buscar e solucionar novos desafios. Isso é saudável e lucrativo para a empresa.