Há alguns anos, falar em inteligência artificial remetia à filmes de ficção científica. Atualmente, porém, a inteligência artificial está presente em nosso cotidiano e, às vezes, a gente nem se dá conta. 

Durante as vezes que você usou assistentes pessoais de celular, como Siri, Google Assistant ou Cortana, você interagiu com formas de inteligência artificial. 

Mas para além do celular, a inteligência artificial já está sendo utilizada para auxiliar tomadas de decisão e ações em diversas áreas, incluindo o Marketing.  

No futuro próximo, será cada vez mais comum a presença de inteligência artificial auxiliando ações de Marketing. Para demonstrar o potencial da IA, destacamos 6 cases brasileiros de sucesso. Vem com a gente! 

01 – BIA, a Inteligência Artificial do Bradesco

Inteligencia Artificial Bradesco

Fruto de parceria tecnológica entre o Bradesco e a IBM, a Bia é uma assistente virtual presente no aplicativo e site do banco. 

Ela é utilizada para tirar dúvidas e ajudar os clientes e, atualmente, consegue oferecer respostas em menos de 3 segundos, seja para quem precisa pagar uma conta, investir ou abrir uma conta. 

Desde sua implementação, em 2016, a Bia já superou a marca de 100 milhões de interações e 9 milhões de clientes já utilizaram a solução. 

De acordo com o banco, a Bia consegue resolver 94% das dúvidas sem precisar transferir o atendimento para uma pessoa (de cerca de 12.000 interações por dia, 11.280 são resolvidas). 

02 – Manual Cognitivo da Volkswagen

Manual cognitivo Volksvagem

Em 2018, a Volkswagen lançou seu veículo Virtus, primeiro a contar com um manual cognitivo capaz de interagir por voz, texto ou imagens. O aplicativo conta com cerca de 10 mil perguntas frequentes cadastradas para auxiliar os proprietários do veículo. 

O manual permite que o usuário possa simplesmente falar “como eu troco o pneu?” e obter resposta rápida em vez de ter de procurar a página referente a este tópico em um manual impresso. 

Esse processo de entender as palavras ditas e relacionar a uma pergunta é feito com tecnologia de inteligência artificial da IBM. 

Outro recurso interessante é a possibilidade de tirar uma foto do painel ou de item do veículo e obter tópicos de ajuda relacionados ao que aparece na imagem. 

03 – Planejamento e criação de perfume no Boticário

Inteligencia Artificial O Boticario

Após fazer uso de inteligência artificial em rotinas de planejamento e tomada de decisão, o Boticário teve aumento de 20% na precisão de previsões de demanda

Além disso, houve redução nos níveis de estoque e aprendizado constante a cada ciclo de previsão, com capacidade de reação rápida à dinâmica no portfólio e a mudanças de mercado. 

E não parou por aí: em 2019 foi lançada a Egeo ON, uma linha de  fragrâncias desenvolvida com a ajuda da inteligência artificial com foco no público millennial. Os perfumes foram resultados de uma parceria entre a empresa perfumista Symrise a tecnologia de IA da IBM.

04 – Carol, a IA que auxilia advogados

Ao celebrar 80 anos no mercado, o escritório de advocacia Urbano Vitalino anunciou a implementação de inteligência artificial para auxiliar os profissionais em serviços jurídicos. 

Batizada de Carol, a assistente está em treinamento para ajudar em rotinas como busca de dados e informações, atualização de leis, posicionamento dos tribunais superiores, precedentes e jurisprudência. 

Segundo o escritório, o objetivo é que Carol tome conta de rotinas que demandam tempo e custo para que os advogados possam se dedicar mais a tarefas estratégicas e intelectuais. 

05 – A versatilidade da Lu, do Magalu 

Inteligencia Artificial Magalu

A Magazine Luiza tem uma garota propaganda virtual, a Lu. Além de ilustrar o site e apresentar vídeos de recomendações e dicas, a Lu também está presente na  forma de chatbot com inteligência artificial. 

Concebida inicialmente como forma de suporte pós-venda, atualmente é possível acompanhar o pedido, emitir a segunda via de nota fiscal entre outras funções ao interagir com a Lu. 

Além disso, a inteligência artificial também é capaz de recomendar produtos e dar dicas de acordo com o histórico de compras do cliente. 

Gostou dos cases?

Se esse conteúdo fez sentido e ajudou você a visualizar como a inteligência artificial está impactando o Marketing, confira também outras dicas e  artigos no Blog da Megalógica. Além disso, estamos fazendo lives todas as segundas, quartas e sextas no Instagram da Megalógica com diversos convidados especiais que compartilham suas experiências e insights. Siga nosso perfil e participe do bate papo. Para assistir às lives anteriores, acesse o arquivo do Carrossel do Cirilo neste link

#Megalógica #MegaDicas #IA #InteligenciaArtificial #Tecnologia #Marketing #Cases