O Instagram já é uma das redes sociais mais populares no Brasil e, no mundo inteiro, conta com mais de um bilhão de usuários ativos. Estar presente no Instagram pode ser uma vitrine para sua marca, além de possibilitar se relacionar com seus clientes atuais e potenciais, conhecer melhor o perfil do seu público e se comunicar melhor com ele.

Neste artigo, vamos listar as principais dicas para manter um perfil de sucesso e impulsionar sua marca no Instagram. Vem com a gente! 

1- Cuide bem da sua biografia

O Instagram tem uma área para que você se apresente e conte um pouco mais sobre você (no caso de perfis pessoais) ou sobre sua marca (no caso de perfis corporativos). É a chamada “biografia”, carinhosamente chamada de “bio”. Esse espaço, porém, é curto: você tem apenas 150 caracteres para contar ao público o que você faz. 

Por isso, algumas dicas são:  Tente ser o mais objetivo possível, destacando seus serviços.  Por exemplo: comida caseira deliciosa. Faça seu pedido pelo tel: 21 99999-9999. Entregas em toda a cidade.

Outra possibilidade é listar tópicos curtos, por exemplo: soluções em TI no Rio de Janeiro

  • infraestrutura de redes
  • telefonia via IP
  • desenvolvimento de softwares

Além disso, a bio é o único espaço que permite o uso de link. Portanto, inclua também o link para o site da sua empresa (tudo dentro do limite dos 150 caracteres). Para compensar a falta de espaço, algumas empresas utilizam serviços como o Linktree.  

Ele permite criar um link curto para sua empresa usar no espaço da bio. Ao clicar nesse link, o usuário é direcionado para uma página com todos os links relevantes para sua empresa, como seu site e perfis em outras redes sociais. Você também pode incluir link para landing pages promocionais ou páginas para iscas digitais, como ebooks e webinars. 

Por fim, vale lembrar que o Instagram é uma rede descontraída, por isso, vale colocar emoticons na sua bio para deixá-la mais simpática e informal. 😉

2- Use uma conta comercial

Se você tiver uma página no Facebook, pode usar a conta comercial do Instagram. Para isso, basta acessar as configurações do seu Instagram e selecionar a opção “mudar para pefil comercial”.

Com isso, você ganha acesso à plataforma de negócios do Instagram e poderá acompanhar insights sobre o perfil público que segue sua empresa e sugestões com melhores horários para postar seu conteúdo. 

3- Conte histórias

Histórias são a linguagem universal da humanidade. Criar conteúdo que, além de relevantes, transmitam histórias sobre os valores, sonhos e pessoas que compõem a sua empresa ajuda a humanizar e engajar o público. É interessante falar sobre causas que sua marca apoia, projetos realizados, valorização da equipe, etc. 

Além disso, o formato “stories” é um grande aliado para contar e propagar suas histórias. Os stories são posts que ficam visíveis por 24 horas no topo do aplicativo e se tornaram, praticamente, uma rede sociais à parte dentro do Instagram, com milhares de visualizações por dia. 

Use esse espaço para divulgar novidades no seu feed, promoções no site e também para contar histórias rápidas. Ao publicar nos stories, você conta com diversos recursos que ajudam no engajamento, como gifs animados, stickers, caixa de perguntas, pesquisas interativas, músicas, entre outros. 

Explore esses recursos e pensar como eles podem ser usados para reforçar o conteúdo que você já tem e não usar somente por usar. Para ilustrar alguns exemplos, imagine que você está fazendo uma promoção no seu site. Você pode incluir um story sobre isso com um sticker “corre lá!” ou um gif de uma pessoa abrindo uma expressão feliz no rosto. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode abrir uma pesquisa interativa perguntando se o público prefere uma promoção em blusas ou calças. Tudo isso deixa seu conteúdo mais divertido e atraente, aumentando o engajamento com o público. 

4- Use as hashtags a seu favor

Hashtags são palavras precedidas pelo símbolo # no texto dos seus posts. Funcionam como espécies de etiquetas que indicam sobre qual assunto você está tratando naquela publicação.

Isso significa que você pode categorizar seus posts com palavras como #moda #marketingdigital #promoção #diadasmães #solidariedade #amizade, etc, dependendo do seu ramo de atuação e do tipo de conteúdo publicado. 

E por que isso é importante? Quando usuários fazem buscas por algum assunto dentro do Instagram, os posts com hashtags correspondentes a esses termos buscados são exibidos.

Portanto, ao usar hashtags você tem mais chances de ser encontrado por pessoas buscando alguma coisa relacionada ao que você publicou. 

Para ser mais assertivo, você pode fazer um benchmarking em empresas concorrentes ou de segmentos parecidos para pesquisar quais as hashtags mais utilizadas, ou procurar em mecanismos de buscas por hashtags populares e verificar como seu conteúdo pode se relacionar com elas. 

5- Seja profissional

Seu perfil nas redes sociais também funcionam como cartão de visitas. Por isso, se você não investe em um logotipo profissional para usar como foto de perfil ou posta fotos de baixa qualidade sem preocupação com o layout, vai passar a imagem de uma empresa desleixada.

Para empresas, é importante mostrar o profissionalismo inclusive nas redes e isso se traduz em conteúdo bem produzido, de preferência por profissionais de design e publicidade. 

6- Interaja com seus seguidores

Uma rede social é feita para relacionamentos, portanto não se esqueça de interagir com seus seguidores, pois eles esperam essa atitude. Reserve um tempo para responder os comentários mais relevantes, seguir pessoas de volta e até mesmo curtir postagens de alguns seguidores. 

Utilizar recursos interativos nos stories, como citamos na dica 3, também ajuda a manter o engajamento em alta. Quanto mais você e seus seguidores interagirem, mais destaque seus conteúdos ganham em relação ao de outros concorrentes, por isso o engajamento e a interação devem ser vistos como indicadores estratégicos. 

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