Mesmo com o isolamento social, você ainda mantém contato, por mensagens de texto ou videoconferência, com pessoas que gosta, parentes e amigos, não é? 

E o que faz com que você tenha contato com mais frequência com determinadas pessoas e outras não? Certamente é o tipo de relacionamento que você mantém com elas. Quanto mais forte o relacionamento, mais você quer manter o contato.

Com empresas e marcas é parecido. Quando uma empresa investe em relacionamento, seus clientes continuarão se lembrando e, na medida do possível, comprando, mesmo em situações adversas.

O Marketing de Relacionamento se baseia justamente nessa premissa. Ele reúne uma série de ações que visam manter o relacionamento forte, a fidelização e a proximidade com o cliente. Isso é feito por uma série de experiências positivas.

No período de quarentena, o Marketing de Relacionamento tem especial importância, pois quanto mais clientes sua empresa conseguir manter, melhor. E quanto melhor estiver o relacionamento com seus clientes, menos deles estarão dispostos a abandonar sua marca.

Além disso, um bom relacionamento promove o boca a boca: seus clientes satisfeitos recomendarão seus serviços a outras pessoas tanto espontaneamente como ao receberem pedidos de indicação por amigos. 

Por fim, é importante destacar que conquistar um novo cliente pode ser de 4 a 10 vezes mais caro que manter os que já existem. Por todos esses motivos, é extremamente importante no momento em que estamos vivendo para manter sua empresa financeiramente saudável.

Agora que você já conhece a importância do Marketing de Relacionamento, veja algumas dicas de ações que podem ser implementadas na sua empresa: 

Conheça quem são seus clientes:

O Marketing de Relacionamento é sustentado por dados. É a partir das diversas informações sobre seus clientes que você pode pensar em ações e estratégias. Por isso, é importante ter um bom banco de dados com cadastros atualizados para que seja possível responder perguntas como: quem são meus clientes (idade, profissão, sexo, onde moram, etc), quais deles mais retornam? Por que eles retornam? Por que eles não retornam? Por que compram comigo? Quem compra mais? O que compram mais? Quem continua comprando durante a quarentena? Quem comprava regularmente e deixou de comprar agora?

Segmente esses clientes:

Conhecendo quem são seus clientes e quais são suas preferências e possibilidades, você pode criar experiências personalizadas assertivas. Os clientes sensíveis a preço vão adorar receber um e-mail com cupom de desconto. Já clientes sensíveis a urgência podem atender a oportunidades por tempo limitado. Clientes mais frequentes podem ganhar condições diferenciadas. Clientes que não compram há muito tempo podem receber cupons de desconto ou ofertas especiais como incentivo a voltarem, entre diversas outras estratégias e possibilidades que você conseguirá pensar se tiver uma boa base de dados segmentada. 

Esteja presente nos canais de comunicação propícios a relacionamentos:

As redes sociais e o e-mail marketing são ótimos canais para se relacionar com os clientes. Sua empresa se adaptou ao delivery, por exemplo? Comunique a novidade por e-mail e nas suas redes.  Chegou produto novo ou tem promoção acontecendo? Anuncie nas redes e mande e-mails. 

Sua empresa atendia por telefones fixos e agora, durante a quarentena, criou um WhatsApp empresarial para ganhar agilidade? Divulgue para seus clientes. 

Com a capacidade de personalização do e-mail marketing você pode fazer criar experiências individualizadas, como enviar mensagens de felicitações  ou oferecer condições especiais no aniversário de um cliente, por exemplo.

Imagine que uma cliente que adora determinada loja de roupas receba uma mensagem de parabéns e um cupom personalizado (JULIA15OFF) para usar no dia do aniversário. Será uma experiência marcante que mostra que a empresa se lembrou dela e tem algo a oferecer.

Além disso, as redes sociais são um bom ambiente para realizar pesquisas espontâneas e ouvir o que as pessoas estão falando sobre seu serviço, quais são os elogios, as sugestões e as críticas.

Automatize

Ferramentas de CRM e automação de Marketing são de grande ajuda para filtrar sua base de dados e segmentar seu público automaticamente. Além disso, essas ferramentas permitem criar rotinas automáticas de relacionamento, como disparar e-mails com novidades, promoções e ofertas personalizadas.

Conclusão

O Marketing de Relacionamento, que já traz uma série de benefícios se bem implementado, torna-se ainda mais importante no presente momento. Estar presente, entender as necessidades e fortalecer os laços com seus clientes justamente no momento em que estamos separados pode ser o diferencial que sua marca precisa para se sobressair. 

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