As mudanças nos hábitos de consumo provocadas pela pandemia é um tema que interessa a todos da área de Marketing, incluindo, é claro, a gigante das buscas. 

O Google disponibilizou recentemente uma pesquisa em que investiga esses novos hábitos e é sobre o que o estudo encontrou que iremos tratar neste post. Vem com a gente! 

Delivery e listas de compra em grupo

Se antes da pandemia os aplicativos de entrega de comida estavam começando a crescer, hoje o Google aponta um crescimento de 51% no número de pessoas que aderiram ao pedido de comida pela internet

Além disso, outra tendência é o compartilhamento de listas e da decisão de compras. Com as pessoas mais tempo em casa, as decisões sobre o que comprar passam a ser mais compartilhadas entre os membros da família.  

Dessa maneira, saem as listas individuais e entram listas de compras que corresponda à satisfação de todo o grupo. Por estarmos mais tempo cercados por nossa família, as decisões de compra também passam a ser mais influenciada por ela. 

Categorias com mais demanda

Um levantamento em conjunto do Google com o Mind Miners de abril de 2020 mostrou que o consumo de produtos relacionados a higiene pessoal tiveram um aumento de 53% nesse período de pandemia. De forma semelhante, o consumo de produtos de limpeza cresceu 45%

Além disso, a compra de alimentos também aumentou consideravelmente. Com as famílias passando a se alimentar e a cozinhar em casa, a compra de alimentos perecíveis aumentou em 52%, enquanto a de alimentos não perecíveis cresceu 45%.

Compras menos impulsivas

Outra mudança de comportamento apontada é a queda de compras impulsivas. Quando estamos em casa, nossa percepção sobre coisas que compramos mas não utilizamos aumenta. Nesse sentido, também aumenta nossa consciência sobre o desperdício. 

Além disso, a pesquisa também aponta que a diminuição das visitas às lojas físicas também contribui para a redução das compras de impulso, pois boa parte desse tipo de compra é feita nos pontos de venda físicos. 

Comodidade e segurança

Uma das mudanças de hábitos mais perceptíveis e apontadas em várias matérias em revistas e jornais é o aumento das vendas por e-commerce e pedidos de delivery. 

A opção por essas modalidades se relaciona a dois benefícios-chave: a comodidade de poder comprar sem sair de casa e a segurança de poder receber o produto sem precisar se expor no estabelecimento físico. 

Assim, a pesquisa aponta que 37% dos brasileiros com acesso à internet estão usando o delivery com mais frequência, ao passo que 27% das pessoas reduziram o número de visitas aos supermercados

Um insight valioso propiciado pela pesquisa é o de que a percepção das pessoas está mudando no sentido de passarem a considerar a compra online mais segura (além de mais cômoda). Se antes muitas pessoas tinham medo de comprar pela internet justamente pela insegurança, hoje essa opção parece a mais vantajosa

Hábitos que permanecerão

Em uma outra pesquisa complementar, o Google divulgou que 47,4% dos entrevistados afirmaram que irão manter os hábitos de limpeza e higiene que adquiriram durante a pandemia. 

Nesse sentido, podemos estimar que a percepção de limpeza e higiene deverá ser uma preocupação para toda as empresas após o período de pandemia. Lojas que não aparentem cuidar da higiene do local poderão ser preteridas em relação a estabelecimentos que cuidam mais desse aspecto. 

Além disso, a pesquisa também aponta aumento nas buscas por alimentação saudável e exercícios físicos para fortalecer a imunidade e lidar com a ansiedade e o estresse. Com esse tipo de hábitos se consolidando, uma parcela das pessoas não irão querer retornar a padrões antigos de má alimentação e sedentarismo, por exemplo. 

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Conforme destacamos no post sobre a importância do Marketing em tempos de pandemia, dados e informações como os dessa pesquisa nos ajudam a refletir se estamos de fato atentos às necessidades dos nossos clientes e como podemos nos transformar para atender melhor a essas demandas que surgem e se modificam. 

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