Em sua concepção fundamental,  o objetivo do Marketing é entender e atender as necessidades do cliente. 

Diferententemente do senso comum, que muitas vezes o entende como divulgação ou publicidade, o Marketing é muito mais abrangente, envolvendo uma série de estudos, planejamentos e estratégias para compreender e entregar o que as pessoas precisam. 

É fundamental entender que o foco são as necessidades, pois quando passamos por períodos de crise, como a pandemia que enfrentamos, essas necessidades são profundamente transformadas. 

Isso significa que as empresas precisam de um esforço extra para entender as transformações e novas necessidades, não só para se manterem relevantes como para sua própria sobrevivência.

Neste post, vamos comentar as principais estratégias de Marketing em tempos de crise para ajudar você a traçar objetivos e caminhos neste momento. Vem com a gente!

Simplificar processos e produtos

Muitas empresas estão descobrindo que o home office é viável e planejam permanecer com a prática mesmo após a pandemia. Isso porque trabalhar de casa simplifica algumas coisas, como o deslocamento de horas até o escritório, custos com aluguel do espaço de trabalho, custo com equipamentos, etc. 

Da mesma forma, durante crises, uma estratégia interessante é simplificar processos e produtos da empresa. O atendimento pelo telefone fixo pode migrar para o WhatsApp, como diversas empresas varejistas já estão fazendo, aproximando vendedores e consumidores.

Analise quais processos na sua organização ainda têm etapas excedentes e veja o que pode ser simplificado. Citando novamente o exemplo do home office, é provável que você tenha sido forçado a transformar uma série de processos internos. O mesmo deve ser feito em relação a processos que envolvam clientes, como pedidos, pagamento e entrega.

Além disso, é importante adaptar os produtos e serviços para a nova realidade e cortar aqueles que não fazem sentido nesse momento. Foque naqueles que oferecem margens melhores e suspenda os demais por enquanto. 

Seja acessível

A crise inevitavelmente irá se refletir na economia, com menos empregos, cortes na jornada, etc. Por isso, tente se adaptar planejando novas estratégias nas variáveis de preço e promoção. 

O que é possível fazer para reduzir temporariamente o preço dos seus produtos ou serviços? É possível criar novas formas de pagamento, negociar parcelamentos mais longos ou oferecer promoções? 

Você também pode pensar em criar produtos e serviços de entrada, que permitam às pessoas experimentarem os benefícios mais básicos da sua marca. Outra estratégia interessante é criar pacotes de produtos ou serviços que agrupe várias necessidades relacionadas com preços promocionais. 

Relacionamento e confiança

Momentos de crise geram insegurança e é natural que os clientes prefiram marcas nas quais confiem mais nesse período. Por isso, o relacionamento tem papel decisivo.

Neste post, explicamos detalhadamente a importância do Marketing de Relacionamento, com foco na crise. Além das dicas que listamos no artigo, boas práticas incluem também tornar sua comunicação mais humanizada, sem textos prontos e mensagens automáticas. Tente sempre se colocar no lugar do seu cliente e envie mensagens de empatia. 

Pode ainda ser uma boa ideia para os líderes saírem dos bastidores e mostrar o rosto, tornando as conversas e posicionamentos mais transparentes. Isso dá uma cara à empresa e faz com que os clientes se relacionem melhor.

Ainda sobre estratégia de relacionamento, alguns erros gravíssimos devem ser evitados, como diminuir a qualidade do produto e do seu atendimento ou praticar preços abusivos devido à queda da demanda. Isso é tudo que o cliente não está precisando nesse momento. 

Preparar o retorno á normalidade

Todas as experiências devem servir de aprendizado para a recuperação no pós-crise. Tente sempre se colocar na retina do seu cliente e entender como ele está se comportando agora para oferecer produtos e serviços cada vez mais alinhados às suas expectativas e do que ele precisará no futuro. 

Diretrizes estratégicas

As diretrizes estratégicas devem ser orientadas para alguns objetivos: a inovação (reinventar produtos e serviços que façam sentido no contexto de isolamento social e atendam as necessidades que surgiram dessa nova realidade);  o relacionamento para manter a imagem positiva da empresa; a transformação digital e o Marketing Digital para adequar a empresa às possibilidades de negócios que a tecnologia oferece; o conteúdo que auxilie seu público a encontrar soluções e resolverem problemas.

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