Recentemente, o WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade: agora, será possível fazer pagamentos dentro da plataforma de maneira tão simples e prática como enviar uma foto ou áudio para amigos.

Além disso, essa possibilidade será estendida para todos os aplicativos controlados pelo Facebook: WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook.

Com essa iniciativa, será possível não só enviar dinheiro para amigos, quando estiverem dividindo uma pizza, por exemplo, como também comprar produtos diretamente pelos aplicativos citados.

O Facebook sinaliza, por exemplo, que o usuário poderá pagar por produtos diretamente em seu Marketplace e, no Instagram, será possível pagar por produtos diretamente da página oficial das marcas.

Neste artigo, saiba mais sobre o WhatsApp Pay e como ele impactará as empresas. Vem com a gente! 

O que é o WhatsApp Pay?

A nova funcionalidade será liberada aos poucos para todos os usuários do WhatsApp e permite enviar e receber dinheiro dentro da plataforma de  forma rápida e segura. 

O recurso também estará disponível para o WhatsApp Business (leia aqui nosso post que explica os benefícios do WhatsApp Business para as empresas) o que estende as possibilidades de pagamento digital para as empresas que já adotam o aplicativo. 

De acordo com o material de divulgação, as transações serão feitas da mesma forma que se envia uma foto ou áudio.

Ao selecionar o opção de anexar mídia (clipe de papel no Android e “+” no iOS), aparecerá a opção de fazer os pagamentos. Basta digitar o valor desejado e informar o PIN para confirmar. O processo promete ser prático e seguro. 

Como funciona?

Primeiramente, será necessário ir até as configurações do WhatsApp e inserir os dados do cartão para fazer os pagamentos (a opção de cadastro de dados para pagamento estará disponível nas novas versões do aplicativo).

O processo será intermediado pelo sistema Facebook Pay, que controla as transações financeiras em todo o ecossistema de aplicativos do Facebook (WhatsApp, Instagram e Facebook).  

A partir daí, a funcionalidade estará habilitada e, a partir de qualquer conversa, basta selecionar a opção de anexar mídia (clipe de papel ou ícone +) e escolher a opção de pagamentos.

Em seguida, digite o valor da transação e o PIN de seis dígitos para confirmar sua identidade.

Atualmente, o serviço poderá ser utilizado por qualquer pessoa maior de 18 anos que possua cartão de débito ou crédito das bandeiras Visa ou Mastercard do Banco do Brasil, Nubank ou Sicredi. 

A ideia é que, em breve, mais bancos e bandeiras sejam incluídos.

As transações serão isentas de taxas (entre pessoas físicas), mas haverá taxação para empresas que queiram vender produtos e serviços.

Para pessoas físicas, haverá ainda limitação dos valores que poderão ser movimentados.

O valor máximo de pagamento será mil reais, até 20 vezes ao dia e R$5 mil mensais. Já empresas não sofrerão limitações. 

Qual o impacto da ferramenta para o seu negócio?

A popularização dessa forma de pagamento terá grande impacto para as empresas. O WhatsApp é utilizado por mais de 1.500 milhões de usuários no Brasil, presente em praticamente todo smartphone.

Isso faz do aplicativo um canal completo de negócios com amplo potencial de alcance.

Se antes o WhatsApp Business permitia exibir um catálogo de produtos, agora será possível que o cliente conclua a compra sem sair do aplicativo.

Ou seja, a plataforma, agora, abrangerá praticamente toda a jornada de compra.

O cliente recebe uma peça de comunicação, entra em contato, conversa com a loja, tira dúvidas, recebe fotos e mais informações do produto e fecha a compra, tudo sem sair do WhatsApp. 

Tanto grandes empresas como pequenos negócios poderão se beneficiar ao explorar esse canal de vendas que possui o benefício de ser fácil, prático e amplamente difundido no Brasil (as pessoas já sabem usar e usam com frequência). 

Portanto, se você ainda tinha dúvidas se vale a pena investir no WhatsApp como estratégia de Marketing, esse canal se mostra cada vez mais atrativo e promissor.

Sabendo explorar suas possibilidades da maneira correta, o WhatsApp tem potencial para se tornar mais um facilitador no relacionamento com o cliente e um bom canal para converter vendas. 

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