A lentidão em um site mobile pode impactar negativamente no seu negócio. E o efeito é acentuado durante a pandemia, quando as pessoas passam a comprar e pesquisar cada vez mais via celular. Foi o que concluiu uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pelas empresas 55 e Deloitte. 

Essa pesquisa analisou os sites de 37 marcas líderes na Europa e Estados Unidos, dos segmentos de varejo, viagens, luxo e geração de leads. Neste post, descubra os insights mais importantes do estudo e como você pode melhorar o desempenho seu site. Vem com a gente! 

Insight 01: as pessoas fecham mais compras em sites mais rápidos

As taxas de progressão nos sites mais velozes são maiores em quase todas as etapas da jornada de compra mobile, da página inicial ao fechamento do pedido, na maioria das marcas analisadas.

Nas páginas mais rápidas de marcas de varejo, por exemplo, o número de usuários que navegou até a página de detalhes do produto aumentou em 3,2% e o número dos que adicionaram o produto ao carrinho aumento em 9%. Da mesma forma, o número de pedidos fechados aumentou em 4,7% naqueles sites mais rápidos. 

Insight 02: o tempo de permanência na página e o número de compras aumentam em sites mais rápidos

De acordo com a pesquisa, uma redução de apenas 0,1 segundo refletiu significativamente no desempenho de sites mobile. As taxas de conversão medidas aumentaram 8,4% nos sites de varejo e 10,1% nos sites de viagem. 

Além disso, no segmento de varejo, o valor médio dos pedidos aumentou em 9,2%, enquanto nos sites de artigos de luxo, a visualização de página por sessão cresceu 8%.

Insight 03: as taxas de rejeição diminuem nos sites mais rápidos

Você já desistiu de acessar um site que demorava muito para abrir? Provavelmente sim. E a pesquisa do Google mostrou exatamente isso: as taxas de rejeição são menores nos sites mais rápidos. 

Ao melhorarem a velocidade, um em cada 5 sites de varejo e de artigos de luxo incluídos no estudo teve melhora nas taxas de rejeição em 0,6% e 0,2%, respectivamente. Para as marcas de geração de lead, melhorar 0,1 segundo na velocidade mobile fez a taxa de rejeição cair 8,3% para metade dos sites analisados.

Como melhorar seu site mobile?

As pessoas estão vez mais ativas no celular, e para conquistar sua atenção as empresas devem oferecer boas experiências , o que inclui a velocidade do site. Confira algumas dicas para melhorar sua página: 

1- Use a ferramenta Teste Meu Site para avaliar a velocidade atual e obter relatórios de como melhorá-la.  Essa ferramenta também permite comparar a velocidade do seu site com a concorrência. 

2- Faça com que a experiência do seu site seja uma das prioridades estratégicas de Marketing e estabeleça as métricas a serem acompanhadas e melhoradas. 

3- Cruze os dados de velocidade com os analíticos e acompanhe o impacto das melhorias.

4- Não foque apenas na velocidade, seu site precisa ter boa usabilidade e um layout atraente. Os usuários querem experiências completas. A experiência com a página, inclusive, será um fator de ranqueamento para o Google em breve.

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