Todo site comercial deve ter algum objetivo: vender, gerar potenciais clientes (leads), aumentar o conhecimento da marca, atrair mais visitantes, fazer os visitantes passarem mais tempo dentro do site, etc. 

Quando algum visitante do seu site pratica alguma ação que leva a algum desses objetivos, por exemplo: comprar um produto, cadastrar o e-mail para receber novidades ou materiais informativos, entrar em contato, entre outros, dizemos que seu site converteu. Ou seja, um visitante fez com que um dos objetivos fosse alcançado.

Neste post, vamos falar sobre algumas ações que podem ser feitas para aumentar o índice de conversão e aumentar o sucesso do seu site. Vem com a gente! 

Seu site deve funcionar em dispositivos móveis

Acessos via celulares e tablets já são mais numerosos do que os feitos por computadores. Por isso, se o seu site não funciona corretamente nos dispositivos móveis, a chance de que seus visitantes não consigam concluir uma ação e desistam dele é grande.

Para se ter ideia, nos Estados Unidos, mais da metade das buscas no Google já são feitas por dispositivos móveis. E essa tendência não deve ser desprezada no Brasil. Leve em consideração que você pode estar perdendo vendas ao não investir em um site compatível com celulares e tablets. 

Use o Call to Action (CTA)

No mundo da publicidade offline, o CTA, ou “Chamada para ação”  são aquelas frases que incentivam o receptor a agir ao fim de mensagem. Você já deve ter ouvido o “ligue agora mesmo e peça o seu” “venha para nossas lojas e aproveite a promoção” e outras do gênero. 

No ambiente digital, normalmente os CTAs aparecem em formas de botões com comandos ao usuário. É o caso do botão “compre agora” perto de um produto, ou “teste por 30 dias grátis” ao comunicar sobre um serviço. 

Se o seu site não utiliza esses tipos de CTAs, a taxa de conversão diminui consideravelmente. Mas se você utiliza e mesmo assim não está tendo resultado, isso pode significar que alguns ajustes precisam ser feitos, como melhorias no layout ou texto da chamada. 

Deixe claro por que sua marca vale a pena

Também pode acontecer de seu site não deixar claro aos visitantes de por que ele deveria adquirir seus produtos ou serviços ou por que o material gratuito que você está oferecendo vai fazer diferença na vida pessoal ou profissional dele.

Faça uma rápida revisão do conteúdo do seu site e avalie se as informações estão claras o suficiente. Se possível, reforce todos os benefícios que você oferece ao seu cliente e quais são os seus diferenciais. 

Remova obstáculos

Uma prática interessante é pedir a alguma pessoa que nunca tenha visitado seu site para acessá-lo e tentar fazer diversas ações dentro dele. Em seguida, escute quais dificuldades foram encontradas. 

Você pode descobrir que o site não funcionou no celular dessa pessoa, por exemplo, ou que o botão de compras não apareceu corretamente. Pode ser que seu site leve muito mais tempo para carregar que o da concorrência, por exemplo. Ou que haja tantas etapas até o fechamento da compra que o usuário fica confuso e se perde pelo caminho. 

Atualmente, muitos sites carregam um número excessivo de banners, pop ups e formulários que podem acabar afastando os visitantes ou pior: muitas vezes esses elementos se sobrepõem a importantes botões de ação e impedem que o usuário consiga fazer o que ele gostaria.

Beleza atrai e conteúdo convence

Ter um bom layout e design atraente passa um ar de profissionalismo ao seu site. Por consequência, não investir no visual pode passar a imagem de uma empresa amadora e diminuir a confiança. 

Além disso, o visual precisa estar alinhado a um bom texto, que seja sedutor, persuasivo e claro, para que os usuários consigam entender a proposta da sua empresa e ficarem convencidos de que você pode ajudar a resolver seus problemas. 

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