O WhatsApp é, possivelmente, o aplicativo de celular mais popular do Brasil. No país, o app que parece onipresente, conta com cerca de 120 milhões de usuários ativos. E engana-se quem acha que o WhatsApp, hoje propriedade do Facebook, serve apenas para causar tumulto no grupo da família ou trocar memes. 

Existe uma versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas, que conta com facilidades e funções exclusivas que não estão presentes no app comum, como estabelecer um horário de atendimento, por exemplo. 

Neste artigo, vamos apresentar esta versão, o WhatsApp Business, e mostrar como ele pode ser útil para seu negócio, principalmente neste momento de quarentena que exige mais flexibilização e adaptação dos canais de comunicação. Vem com a gente!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business surgiu em 2017 com o propósito de ser uma versão do já conhecido WhatsApp voltada para empresas. 

Devido a esse objetivo, o aplicativo possui algumas funções exclusivas que não estão na versão comum, como a possibilidade de incluir no perfil de contato informações como o endereço da empresa, e-mail, link para o site e horário de funcionamento.  

Com o atual cenário de isolamento social, o WhatsApp Business pode ser muito útil para gerenciar pedidos de delivery, por exemplo, ou de informações em geral, já que o telefone fixo da empresa pode não estar disponível.  

Além disso, o WhatsApp Business traz uma série de funções que facilitam o gerenciamento de contatos e pedidos, conforme será detalhado a seguir. 

As principais WhatsApp Business

Catálogo de produtos: Você pode criar um catálogo com seus produtos dentro do aplicativo, com direito a foto e preço. Os produtos cadastrados podem então ser enviados nas mensagens com os clientes da mesma forma como se envia uma foto ou áudio, pelo menu anexar.  Essa ferramenta é ótima para fazer recomendações e apresentar novos produtos. 

Respostas rápidas: essa função permite criar respostas-padrão para as perguntas mais frequentes. Imagine que uma grande quantidade de clientes e possíveis clientes entrem em contato para perguntar o valor do produto ou quais bairros são atendidos pela entrega. 

Você pode deixar respostas para essas perguntas prontas e responder com uma tecla de atalho. Por exemplo: ao apertar o número “1” no teclado, você dispara a resposta: entregamos em todo o Rio de Janeiro – sem precisar digitar a mensagem todas as vezes. 

Mensagem automática de saudação e ausência: você pode criar uma mensagem de boas vindas para quando seus clientes entrarem em contato pela primeira vez. Essa mensagem pode ser utilizada para criar uma primeira boa impressão, apresentar seus serviços e acolher o cliente de forma amigável.

Além disso, você também pode criar uma mensagem para quando estiver fora do horário de atendimento, para que o cliente saiba durante qual período ele será respondido. 

Etiquetas: permite classificar contatos e conversas com etiquetas de cores diferentes. Com as etiquetas, é possível identificar rapidamente, por exemplo, novos clientes com etiqueta vermelha, pedidos feitos, pedidos entregues, etc.

Outros benefícios da ferramenta

Além das funções apresentadas anteriormente, usar o WhatsApp Business pode ser vantajoso por se tratar de uma ferramenta familiar para praticamente todo usuário de celular no Brasil. Portanto, o cliente não precisa aprender a utilizar a plataforma para entrar em contato com você. 

A velocidade e a flexibilidade do WhatsApp também são vantajosos tanto para a empresa como para clientes, já que a ferramenta permite o envio de mensagens em texto ou áudio, além de fotos (muito úteis para tirar dúvidas, explicar algum detalhe ou mostrar os produtos, por exemplo). Empresas e clientes também podem economizar em chamadas telefônicas ao utilizar as ligações por wifi. 

Conclusão

Se o seu escritório está fechado, utilizar o WhatsApp Business pode ser uma solução mais eficiente do que usar seus contatos pessoais para fazer o atendimento ao cliente, pois conta com funções pensadas especificamente para empresas, como horário de atendimento, mini catálogo de produtos, respostas automáticas e classificação de conversas. 

Independemente da realidade da quarentena, você também pode utilizar o WhatsApp Business como canal de relacionamento, enviando promoções e novidades, além de responder seus clientes de forma ágil e prática. 

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