Usar e-mails marketing é uma ótima forma para se relacionar com seus clientes e potenciais clientes. 

Os e-mails servem como canais para divulgar serviços e produtos, atualizar sobre novidades, oferecer conteúdo relevante, lembrar sobre eventos importantes e oferecer descontos e ofertas personalizadas. 

Aliás, as possibilidades de personalização de campanhas de acordo com os perfis de clientes é um dos grandes atrativos de se trabalhar com campanhas de e-mails. Além disso, os e-mail são uma das formas mais comuns de comunicação no mundo corporativo. 

Porém, para se destacar entre os vários e-mails que brotam nas caixas de entradas a todo instante, suas campanhas precisam ser atraentes e sua estratégia assertiva. Neste artigo, listamos as principais dicas para acertar em seus e-mails marketing. Vem com a gente! 

  1. Cuide da experiência no celular
  2. Personalize e torne a comunicação pessoal
  3. Equilibre imagem e texto
  4. Cuidado com o filtro de SPAM
  5. Lembre-se de usar o CTA
  6. Invista em layouts atraentes
  7. Ofereça conteúdo de valor

1- Cuide da experiência no celular

Assim como a maioria dos sites já recebe mais tráfego via celular que pelo computador, os e-mails também são mais visualizados por meio dos dispositivos móveis. Por isso, garanta que seus e-mails estejam sendo exibidos corretamente em celulares e tablets. 

Além disso, merece atenção especial o texto do campo assunto. Tente escrever seu assunto com 20 a 40 caracteres, pois acima disso seu texto poderá ser cortado nos celulares. 

2- Personalize e torne a comunicação pessoa

Se o receptor das suas campanhas sentir que é só mais um em uma lista de disparo e que seu e-mail é só mais uma comunicação automatizada, se sentirá menos propenso a abrir suas mensagens. 

Assim, utilize variáveis para personalizar os e-mails. Se o usuário recebe um e-mail com o nome no assunto e no corpo da mensagem, fica mais propenso a abrir a comunicação e ler seu conteúdo. 

Com o uso de algumas ferramentas, é possível incluir outras informações personalizadas e criar mensagens ainda mais pessoais, como por exemplo: 

Oi, Alessandra, seu pedido referente pincéis para maquiagem já está a caminho do seu endereço. 

Olá, Roberto. Ficamos felizes por você se cadastrar em nosso site para receber materiais sobre Marketing Digital. Como você tem interesse nesse assunto, também poderá se interessar por esses outros conteúdos:  (lista de conteúdos relacionados que você possui)

Oi, Camila! Que bom que você se matriculou no nosso cursos “Aprendendo finanças do zero”.  Enquanto as aulas não começam, separamos aqui alguns vídeos e artigos que podem interessar você, confira. 

3- Equilibre imagem e texto

Você já deve ter recebido e-mails que na verdade são só uma imagem com toda a mensagem contida nela, certo? A chance de um e-mail assim ser classificado como spam pelos provedores de e-mail e jamais chegar à caixa do usuário é muito alta! 

Para evitar que isso aconteça, um bom e-mail deve equilibrar o uso de imagem e texto. As imagens são necessárias para tornar o e-mail mais atraente visualmente, mas não se deve usar apenas imagens. 

O ideal é que 60% do conteúdo seja texto, e 40% imagem. E-mails com essa proporção tendem a ter melhores taxas de entregabilidade (conseguem chegar à caixa de entrada sem serem barrados pelo filtro anti-spam). 

Cuide também para que o texto do seu e-mail não seja excessivamente longo. Dificilmente o receptor terá paciência para ler toda a mensagem a não ser que o conteúdo seja extremamente importante para ele. 

4- Cuidado com o filtro de SPAM

O abuso no uso de e-mail para enviar mensagens de spam fez com que a maioria dos serviços de e-mails implementassem filtros capazes de bloquear esse tipo de inconveniência. 

Esses filtros são automatizados e programados para detectar certas práticas ruins. Por isso, usar só imagem, texto em vermelho, texto em caixa alta desnecessariamente, e fazer uso excessivo de palavras isca como promoção, grátis, super desconto, etc, podem ativar as barreiras antispam. 

Se seus emails não estão sendo entregues corretamente, verifique se não está violando as boas práticas e sendo barrado pelo filtro anti-spam. 

5- Lembre-se de usar o CTA

O Call to Action, ou Chamada à Ação, é um texto que chama o leitor a tomar alguma atitude em relação à mensagem. Em e-mails, o call to action costuma vir em forma de um botão com ordens como “Baixe o material agora” “Compre já” “Aproveite a promoção” “Reserve sua vaga” etc.

Outra dica importante é, sempre que possível, deixar o CTA à vista do leitor assim que a mensagem é aberta, sem que ele precise rolar a mensagem até o final. Dessa forma, o receptor pode ficar disposto a clicar mesmo que não tenha interesse em ler toda a mensagem até o final. 

6- Invista em layouts atraentes

Um bom design mostra profissionalismo e atrai o leitor para o conteúdo da mensagem. Lembre-se de testar se o seu layout é responsivo e é exibido corretamente tanto em computadores como em dispositivos móveis. 

7- Ofereça conteúdo de valor

Ninguém gosta de ficar recebendo apenas e-mails interessados em vender o tempo inteiro. Por isso, além de divulgar seus produtos e serviços, pense em criar relacionamento oferecendo conteúdo de valor, como e-books, infográficos, newsletters, dicas, novidades, etc. 

Gostou das dicas?

Se esse conteúdo fez sentido e ajudou você, confira também outras dicas e  artigos no Blog da Megalógica. Além disso, estamos fazendo lives todas as segundas, quartas e sextas no Instagram da Megalógica com diversos convidados especiais que compartilham suas experiências e insights. Siga nosso perfil e participe do bate papo. Para assistir às lives anteriores, acesse o arquivo do Carrossel do Cirilo neste link

#Megalógica #MegaDicas #Relacionamento #EmailMkt