No atual cenário de isolamento social, muitos negócios estão precisando se reinventar e uma maneira de conseguir manter os serviços funcionando é usar o meio digital para vender e divulgar.

Nesse sentido, conhecer as principais ferramentas do Marketing Digital é a melhor maneira de criar ações bem sucedidas no ambiente online e ter sucesso na promoção do seu negócio.

Como muitas pessoas ainda estão fora desse ambiente, seja por desconhecimento, seja por não terem sentido necessidade e agora se vêem obrigadas a explorar esse novo território, criamos algumas dicas básicas para ajudar você a dar os primeiros passos no Marketing Digital. Acompanhe:

O BÁSICO: SITE E REDES SOCIAIS

Ter o site da empresa e um perfil nas redes sociais é passo básico do Marketing Digital. Os sites funcionam como uma espécie de cartão de visitas da sua empresa. Se uma pessoa recomenda sua  empresa para um amigo, por exemplo, a primeira coisa que ele irá fazer é pesquisar o nome da empresa na internet. Esse é um comportamento extremamente comum atualmente.

Se ao pesquisar sua empresa, as pessoas não encontrarem ao menos um site, elas poderão ficar desconfiadas. “Será que essa empresa é confiável, se não há ao menos um site deles encontrável na internet?”.  Por mais  que esse pensamento não seja totalmente racional (qualquer empresa mal intencionada pode ter um site, assim como organizações honestas podem não ter), é um comportamento culturalmente consolidado.

Além disso, é por meio do seu site que as pessoas podem conhecer sua empresa, aprenderem um pouco do que ela faz e dos produtos e serviços que oferece, encontrar as formas de contato e até fazerem pedidos sem terem que se deslocar fisicamente até a loja. 

No cenário atual, ter um site pode ser visto como ter uma loja virtual 24 horas aberta, em um momento em que as lojas físicas são obrigadas a ficarem fechadas. 

Já as redes sociais são o ambiente em que você construirá relacionamento com seus clientes. Elas permitem que você divulgue novos produtos e serviços, promoções e novidades. Além disso, você terá uma amostragem do que seu público mais gosta e algumas opiniões qualitativas que podem servir de insights para aprimorar os serviços.

Muitas pessoas ficam receosas com reclamações nas redes sociais, mas encare da seguinte maneira: é melhor simplesmente ignorar que existem reclamações e fingir que tudo está perfeito ou agir para resolver eventuais problemas? Além disso, se sua empresa estiver ou não nas redes, as reclamações existirão. A diferença é que com presença nas redes você pode agir e reverter alguns sentimentos negativos em experiências positivas.

O AVANÇADO: CAPTURA DE LEADS, CRM E SEO

Quem já tem site e redes sociais para trabalhar, pode dar o próximo passo, que é adicionar estratégia a esses canais.

Para isso, há um grande número de ferramentas e caminhos, mas os mais comuns são a captura de leads, campanhas de e-mail marketing e inbound marketing com SEO.

Capturar leads, em linguagem de Marketing, significa conseguir contatos de pessoas possivelmente interessadas na sua empresa. Uma forma de fazer isso é oferecer, no seu site ou redes sociais, materiais, informações ou serviços gratuitos em troca do e-mail e telefone das pessoas.

As pessoas interessadas no material que você está oferecendo se dispõem a informar seus e-mails e contatos em troca dele. A partir daí, você terá uma base de potenciais clientes e poderá  fazer campanhas de relacionamento enviando e-mails com novas dicas, novidades e informações interessantes para manter essa base atraída até essas pessoas estarem convencidas e prontas para comprar seu produto.

Outra técnica para ajudar nesse processo é o chamado inbound marketing, processo de atrair as pessoas até seu site. Isso é feito, basicamente, criando conteúdo que interesse a seu público. Se você é um restaurante, por exemplo, pode postar receitas exclusivas, vídeos ensinando certas receitas, dicas de nutrição e alimentação saudável, etc.

Assim, quando as pessoas pesquisarem por esse tipo de coisas, encontrarão seu site e conhecerão seus produtos. Já o SEO é um conjunto de técnicas que envolvem a melhor maneira de redigir texto e construir seu site de forma que ele apareça em posição privilegiada no Google e em outros mecanismos de busca. 

Por fim, o CRM é uma ferramenta que adiciona inteligência à base de contatos que você capturou. Essa ferramenta oferece a possibilidade de organizar esses contatos por idade, região, volume de compras, clientes novos ou habituais, etc. Além disso, você pode pensar em estratégias específicas de acordo com cada perfil de cliente quando possui essas informações, tornando suas vendas mais assertivas.

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