Desde que a realidade da quarentena e isolamento social se impôs, a Megalógica percebeu a relevância que o meio digital ganharia e criou o Reinventa. Trata-se de um novo modelo de negócios que junta a criação de site, cartão de visita digital e imagens para divulgação com treinamento em Marketing Digital para você aprender as principais ferramentas para vender na internet com mais eficiência.

O Reinventa vai ao encontro dessa nova realidade em que muitos empresários precisam reinventar seus negócios no mundo digital. Só para você ter ideia, em São Paulo, maior cidade do Brasil, 460 mil estabelecimentos estão fechados (70% do comércio). Por isso, criamos também esse post com dicas importantes para você dar os primeiros passos. Acompanhe:

1- SE FOR POSSÍVEL, INVISTA NO DIGITAL AGORA

Ao mesmo tempo que milhares de estabelecimentos estão fechados, as vendas online cresceram no país. Segundo o Ebit Nielsen, tiveram crescimento entre 31 de março e 6 de abril as áreas de eletrodomésticos (+21%), informática (+22%), casa e decoração (+23,5%), telefonia (+12%) e eletrônicos (+20,3%).  O mais curioso é que os pedidos aumentaram mesmo com prazos de entrega até quatro vezes maiores em alguns casos

Se o seu serviço ou produto pode ser oferecido online, ter um e-commerce agora não é apenas uma grande oportunidade (de acordo com pesquisa da Google, em 2017 40% dos pequenos negócios no Brasil não tinha nenhuma presença digital) mas também questão de sobrevivência.

Se o seu serviço pode ser oferecido online, como aulas, transforme aulas presenciais em um curso online, por exemplo.  Pense em como reinventar seu negócio e oferecer seu produto no formato digital. Se não pode ser oferecido digitalmente, mas você pode fazer entregas/delivery, como no caso de comida ou outros serviços, use a internet e  o Marketing Digital para divulgar seu negócio com mais eficiência.

2 – SE NÃO FOR POSSÍVEL, REINVENTE

É claro que alguns negócios, como eventos sociais, construção civil, entre outros, não são viáveis no ambiente digital, mas isso não significa que você deve ficar parado. Em nossos bate papos semanais no Carrossel do Cirilo, ouvimos histórias muito motivadoras de empresários que simplesmente resolveram investir em outras áreas.

Uma empresária que trabalhava com galpões, por exemplo, aproveitou este momento para trabalhar fazendo o que gosta: cozinhar. Montou quentinhas fitness está vendendo em uma região com grandes condomínios que totalizam mais de mil apartamentos. Segundo ela, quando a quarentena acabar e sua empresa reabrir, ela pretende ainda assim manter o negócio das marmitas.

Pense que este momento é como aqueles períodos em que mudanças de tecnologia nos obriga a aprender outras coisas e tomar outros rumos. Se você fosse datilógrafo e o computador acabasse de ser lançado, você ficaria parado se lamentando ou aprenderia a usar um PC? 

3-  CONHEÇA FERRAMENTAS QUE PODEM AJUDAR

Você pode investir em um site de vendas próprio ou tentar vender em lojas que aceitam produtos de parceiros, como Amazon, Magazine Luiza, Submarino e tantos outros grandes varejistas.

Crie também o perfil do seu negócio nas redes sociais e divulgue seus produtos aos seguidores. Você também pode instalar o WhatsApp Business. Essa versão é feita especialmente para empresas e oferece funcionalidades adicionais para ajudar você a manter contato com os clientes. 

Se você entrega comida, pode se cadastrar em plataformas como iFood, Rappi, Uber Eats e também procurar outras específicas para seu nicho. Em algumas regiões, há plataformas para confeiteiras e quem vende marmitas, por exemplo.

4- USE MEIOS DE PAGAMENTO ONLINE

Atualmente, você pode utilizar plataformas de pagamento online, como PicPay, Mercado Pago e PagSeguro, que não necessitam de maquininha de cartões física. Se você não tem muita familiaridade com esse tipo de ferramenta, pode optar até mesmo por orientar que seus clientes façam transferência bancária para você. 

5- CONHEÇA SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA

Se você vende produtos físicos, como vestuário, perfumes, etc, sabia que os Correios também já se reiventaram e possuem uma solução pensada para pequenas e médias empresas? O serviço Correios Log+ oferece serviço de armazenagem, embalagem, gestão de estoque e entregas. 

Gostou das dicas e se interessou em adaptar seu negócio para mundo digital? Entre em contato com a Megalógica e conheça como o Reinventa pode ajudar sua empresa. Além de criarmos tudo o que você precisa para começar a vender online, oferecemos treinamento em Marketing Digital para você aprender a usar as ferramentas e adicionar estratégia ao seu negócio. Tudo isso com condições diferenciadas e acessíveis de pagamento. 

#Megalógica #megadicas #MarketingDigital #reinventa