funil de Marketing Digital é uma forma de compreender e categorizar as etapas pelas quais um cliente passa do momento em que toma conhecimento da sua empresa no meio digital até a realização da compra do seu produto ou serviço (chamada jornada de compra).

Basicamente, essa jornada é ilustrada em um gráfico em forma de funil, demonstrando que muitas pessoas tomam conhecimento da sua marca (topo do funil), um percentual delas é persuadido e considera adquirir suas soluções (meio do funil). Dessas que consideraram, uma parte efetivamente se  torna cliente e adquire seu produto (fundo do funil).

Neste artigo, separamos algumas dicas para fazer com que a passagem por cada uma dessas etapas tenha mais sucesso, fazendo com que seus leads venham a se tornar clientes efetivos e você consiga mais vendas. Acompanhe:

O que você vai ler neste post:

Dicas para melhorar a conversão no topo do funil
Dicas para melhorar a conversão no meio do funil
Dicas para melhorar a conversão no fundo do funil

Dicas para melhorar a conversão no topo do funil

Essa etapa tem o objetivo de atrair seu público, de modo que essas pessoas visitem seu site, tomem conhecimento da sua empresa e suas soluções e, preferencialmente, deixem alguma informação de contato (e-mail, telefone, etc).

Dessa forma, sua empresa pode começar a se relacionar com essas pessoas por meio de campanhas direcionadas e incentivar que elas continuem seguindo em sua jornada rumo ao fundo do funil.

As principais maneiras de atingir esse objetivo são:

  • Criar landing pages que ofereçam conteúdo relevante que esclareça as principais dúvidas ou problemas do seu público
  • Criar conteúdo informativo no seu blog, canal no Youtube e redes sociais que respondam as principais dúvidas e auxiliem seu público
  • Garantir que seu site tenha boa usabilidade, seja fácil de navegar e compatível com dispositivos móveis
  • Fazer testes A/B em landing pages
  • Comunicar-se com seu público com a linguagem adequada e interagir nas redes, iniciando relacionamentos

Dicas para melhorar a conversão no meio do funil

Nesta etapa, as pessoas já conhecem sua empresa e estão analisando se você oferece a melhor solução para o que precisam. Por isso, é importante estreitar o relacionamento e mostrar que sua opção é melhor que a dos concorrentes.

As dicas para melhorar a conversão no meio do funil são:

Criar conteúdos ricos, como e-books e mini cursos. Assim, você pode propor a seus seguidores a semana da moda fitness, com liberação de 3 vídeos durante a semana com dicas e tendências, se você tem uma loja de roupas, por exemplo.

Outro exemplo: Jornada do Investidor Inteligente, com 3 vídeos sobre educação financeira e explicações sobre investimentos e índices, caso você ofereça serviços ou consultoria financeira.

A ideia é ajudar seu público a resolver algum problema ou esclarecer dúvidas, ao mesmo tempo que mostra que você tem autoridade e domínio sobre o tema, e é capaz de oferecer a melhor solução.

Além disso, invista em automação para fazer nutrição automática de leads, criando fluxos de e-mails com estratégias persuasivas de relacionamento.

Por fim, lembre-se de apresentar seus principais resultados e depoimentos de pessoas que obtiveram sucesso utilizando seus produtos ou serviços.

Dicas para melhorar a conversão no fundo do funil

Agora, chegou a hora de realizar a venda. Essa é a etapa mais difícil, pois é quando a pessoa terá que decidir se irá investir na sua solução. Por isso, quando mais você puder demonstrar que a pessoa está fazendo uma boa escolha, melhor.

As principais dicas para essa etapa são:

  • Ofereça um período gratuito de testes do seu produto ou serviço, se for possível.
  • Crie promoções
  • Crie oportunidades por tempo limitado, reforçando o sentido de urgência
  • Ofereça bônus que agreguem valor à sua solução para que o cliente perceba que seu dinheiro está sendo bem investido e que está recebendo mais do que contratou.

Gostou das dicas?

Se esse conteúdo fez sentido e ajudou você, confira também nossos outros artigos no Blog da Megalógica. Além disso, estamos fazendo lives todas as segundas, quartas e sextas no Instagram da Megalógica com diversos convidados especiais que compartilham suas experiências e insights. Siga nosso perfil e participe do bate papo. Para assistir às lives anteriores, acesse o arquivo do Carrossel do Cirilo neste link.

Quer melhorar suas vendas?

Se você precisa melhorar sua conversão e aumentar as vendas no ambiente digital, acesse o site da Megalógica e saiba mais como podemos ajudar você. Temos um time de especialistas em Marketing e estratégia para adicionar inteligência ao seu plano de vendas e transformar suas ideias em projetos espetaculares.

#MegaDicas #Megalógica #MarketingDigital #FunilDeVendas #Conversão #Vendas