Para a estratégia digital de qualquer empresa, tão importante quanto ter um site online é cuidar para que ele tenha uma boa performance. Afinal, do que vale instalar um outdoor no meio do deserto ou uma vitrine sem produtos? 

Assim como em outro ponto de contato com sua marca, o sita da sua empresa deve oferecer boas experiências ao visitante. Isso significa ter um design atraente e profissional, carregamento rápido, compatibilidade com dispositivos móveis, boa usabilidade e funcionalidade. 

Neste post, vamos destacar os principais pontos que impactam na performance dos sites e oferecer dicas de como melhorar o seu. Vem com a gente! 

Por que você precisa de um site de alta performance?

Conforme dissemos na introdução,  um site com desempenho ruim é basicamente um desperdício de recurso, como um outdoor no deserto. 

Todo site possui um objetivo, seja o de vender produtos ou apresentar sua marca ao público. De qualquer maneira, se o site não tem bom desempenho, esses objetivos não serão cumpridos adequadamente. 

Além disso, um site otimizado para melhor performance apresenta uma série de benefícios, como: 

Imagem da marca: um bom site passa profissionalismo, enquanto um site que oferece uma experiência ruim pode passar amadorismo. Assim, um site de baixo desempenho pode arruinar o trabalho de construção de marca tão dificilmente construído. 

Dessa forma, ter um site bom também cria associações positivas com os produtos e a marca. Se o site é bem feito, os produtos também devem ser bons e a marca deve ser profissional. 

Vantagem competitiva: um site de alta performance é veloz,  fácil de usar e encontrar informações, mais facilmente localizado em pesquisas e amigável. Assim, se o seu site tem essas características e os dos concorrentes não, você tem vantagem competitiva. 

Será mais fácil para o público encontrar sua solução, achar as informações que precisa e fechar negócio em comparação a outros concorrentes.

Dicas para melhorar a performance do seu site

1 – Adapte seu site para dispositivos móveis

o acesso por celulares e tablets já supera os feitos pelo computador. Por isso, um site que não é compatível ou cujo conteúdo não se adapta corretamente para esses dispositivos perderá em performance. 

Certifique-se de que o layout, conteúdo e funções do seu site sejam bem adaptadas para diversos formatos de tela e que a navegação seja simples e eficiente em dispositivos móveis. 

2- Otimize a velocidade 

Um site muito lento pode frustrar o visitante. E não só porque o público é impaciente, mas porque um site lento provavelmente significa que o conteúdo é muito pesado. 

Considerando que o acesso por celulares via 4G é cada vez mais comum, isso significa que seu site está consumindo muitos dados da franquia do usuário, o que poderá fazer com que ele desista de visitá-lo. 

Por isso, é fundamental otimizar imagens, scripts e o código html para que o site carregue o mais rapidamente possível e seja o mais leve possível.  O fator velocidade é tão importante que é um dos fatores que influenciam no ranqueamento do Google, por exemplo. 

3- Cuide do design

Tão importante quanto ser bom é parecer bom. O design do site impacta diretamente na percepção que o usuário tem sobre a sua marca. Um design ruim passa falta de profissionalismo e má qualidade. 

Por isso, invista em um bom layout para seu site, com o apoio de designers ou agências  experientes. 

Além disso, atualmente o bom design de um site também envolve a UX, ou Experiência do Usuário. Em outras palavras, o designer não construirá o site apenas com a estética em mente, mas também estudará o melhor lugar para posicionar elementos, formatos, cores e como ajudar o usuário a fazer as ações que deseja e encontrar o que precisa. 

4- Trabalhe o conteúdo

Afinal, é para isso que o público visita seu site. O conteúdo deve ser relevante ao que seu público espera. 

Assim, use ferramentas analíticas para descobrir palavras-chave relacionadas à sua marca e ao seu público, hierarquize as informações de modo que seja fácil encontrar o conteúdo e mantenha o conteúdo atualizado. 

Publique conteúdo frequente sobre tópicos de interesse do seu público e otimize-os para os mecanismos de busca. Usar técnicas de SEO melhoram o posicionamento do seu site no Google e faz com que o tráfego aumente, aumentando a probabilidade de conversão. 

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