Nem toda marca que está online tem como objetivo a conversão. Carros de luxo, uma academia ou um site de desinfetante não esperam que os visitantes entrem no site e comprem esses produtos, mas querem reforçar sua marca: querem ser lembrados e preferidos no momento de decisão. 

Ao objetivo de reforçar a marca e conquistar a lembrança e afeição do público, chamamos de branding. Porém, diferente da conversão direta em vendas, medir o branding não é tão simples. 

Para contornar essa dificuldade, foi proposto o modelo Data Branding, uma forma de utilizar dados e informações de campanha para fazer a medição. Neste post, vamos explicar melhor o que é e como funciona o Data Branding. Vem com a gente! 

O que é Data Branding?

Em geral, medir o branding no ambiente digital não é uma tarefa simples, afinal, como saber ao certo o quanto as pessoas gostam, conhecem ou consideram sua marca?  

Algumas empresas utilizam indicadores como o volume de busca por determinada marca ou o menções favoráveis nas redes sociais, porém, nem sempre campanhas de branding geram buscas ou o número de pessoas que elogiam a marca online é representativo para se ter uma noção geral do impacto da campanha. 

Diante desse cenário, o Data Branding propõe uma forma de otimizar a mensuração do alcance de marcas, produtos ou serviços de maneira mais flexível que outras metodologias. Com Data Branding é possível ter mais precisão e retorno imediato com a campanha ainda no ar

Como funciona o Data Branding?

O Data Branding baseia-se no formato “teste e aprenda” combinado com a comparação de respostas sobre o alcance da marca, em ciclos quinzenais. 

Isso permite entender de forma mais imediata a dinâmica da interação do público com sua marca utilizando os dados durante a própria veiculação da campanha. 

Funciona assim: a cada ciclo quinzenal, uma variável da campanha é analisada ou modificada. Pode ser o texto da campanha, o formato ou o público-alvo, por exemplo. Em paralelo, é feita uma pesquisa com o público prioritário da marca. 

Com o cruzamento dessas informações, é possível isolar o efeito de cada ciclo e medir os resultados em um índice de sucesso. 

Imagine, por exemplo, que trocando o público da campanha, tivemos um custo maior, com resultado menor. Por outro lado, ao trocar a chamada da campanha, tivemos baixo custo, mas alto resultado, ou seja, as pessoas reagiram melhor ao novo texto. 

Nesse exemplo, o nosso índice de sucesso teria aumentado ao trabalhar com a nova chamada da campanha e diminuído ao alterar o público. Dessa forma, em nossa campanha imaginária, aprendemos que o que oferece o melhor resultado para nossa marca seria trabalhar com chamadas melhores. 

Diferentes abordagens do Data Branding

Dependendo do momento do funil de Marketing que sua marca ou empresa está, há sempre duas métricas principais a serem observadas. 

Marcas que estão lançando novos produtos ou serviços: é necessário medir como os esforços de publicidade estão criando Reconhecimento e Consideração pela marca. Portanto, as duas métricas chaves devem ser “Reconhecimento da Marca” e “Consideração Pela Marca”. 

Marcas que já têm certo reconhecimento e precisam impulsionar a consideração: é necessário aumentar a preferência do público pela sua marca, produto ou serviço. Assim, as métricas principais são “Consideração Pela Marca” e “Intenção de Compra” 

Marcas com foco na jornada de compras online: precisam aumentar a demanda e encontrar novas bases de clientes. Dessa forma, as métricas-chave recomendadas são “Intenção de Compra” e “Conversão” 

Conclusão:

O método em ciclos proposto pelo Data Branding permite um aprimoramento contínuo das campanhas, oferecendo ainda mais clareza sobre quais variáveis são capazes de impactar no índice de sucesso. 

Além disso, a metodologia gera dados pertinentes para criar hipóteses do que funciona melhor para a construção da sua marca. 

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