Em artigos anteriores, explicamos o que é a Gestão de Pessoas, sua importância e como a área se desenvolveu por meio da evolução da ideia de Departamento Pessoal e Recursos Humanos (confira o nosso blog para saber mais sobre esses assuntos). Hoje, vamos abordar as principais práticas da Gestão de Pessoas. Vem com a gente!

Abrangência e práticas da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas não se limita a um departamento específico. Ela é praticada pelos diversos gestores em todas as áreas e foca principalmente nas relações interpessoais e na criação e manutenção de um clima organizacional sadio.

As práticas relacionadas à gestão de pessoas estão principalmente associadas ao desenvolvimento profissional, fortalecimento de lideranças, dos relacionamentos e da cultura organizacional, melhora na comunicação, na motivação e no trabalho em equipe.

Nesse sentido, as práticas da Gestão de Pessoas se concentram em alguns pilares:

Treinamento e Desenvolvimento:

Entre as principais práticas da Gestão de Pessoas, está a atenção para a capacitação dos colaboradores. As empresas sabem que precisam contar com profissionais constantemente capacitados para as constantes atualizações e mudanças do mercado.  Os profissionais podem ser capacitados para ocupar cargos melhores dentro da empresa, o que colabora com a motivação e a sensação de valorização.

Treinamentos que visam a desenvolver competências comportamentais, além das técnicas, ganham cada vez mais espaço, pois além do conhecimento técnico, ter o comportamento adequado ao cargo se torna um diferencial competitivo.

A Gestão de Pessoas entende a importância da valorização e capacitação dos profissionais e investe em desenvolvimento pessoal por meio de treinamentos e cursos.

Outra prática importante nesse campo é a gestão por competências. Cada vez mais as organizações usam avaliações de perfil para encontrar pessoas com o perfil e as competências mais adequadas à cultura, estratégia e valores da empresa.

Comunicação:

A gestão de pessoas se preocupa em eliminar ruídos de comunicação que atrapalham os processos e os relacionamentos entre as equipes e entre líderes e liderados. Trabalhar a comunicação por meio de treinamentos ajuda a diminuir conflitos, ter líderes mais preparados para se relacionar, orientar e motivar qualquer pessoa e cria um ambiente mais harmonioso.

A Gestão de Pessoas incentiva a comunicação clara, eficiente e transparente entre todos os membros.  Boas práticas de comunicação, como o feedback, evitam erros e retrabalhos e encorajam a resolução de conflitos.  Imagine que há diversos erros em processos na sua empresa, mas o colaboradores não relatam por medo de represálias por parte de líderes que pouco ouvem ou são muito autoritários. 

A boa comunicação estimula relacionamentos melhores, em que as pessoas saibam ouvir as outra e se sintam confortáveis para participar, emitir opiniões e contribuir com seu conhecimento. 

Processos:

Para gerenciar pessoas com eficiência, é preciso ter processos claros e bem definidos. É por isso que a Gestão de Pessoas também se preocupa com a elaboração de processos e a definição de metas, objetivos e avaliações de desempenho.

Equipes:

Para a organização funcionar bem, as diferentes pessoas e setores devem estar alinhadas. O trabalho em equipe de excelência é o resultado de práticas que perpassam todos os pilares anteriores: da correta seleção das pessoas e perfis comportamentais, até a capacitação e trabalho de comunicação e alinhamento de processos.

Liderança:

A formação de lideranças fortes é fundamental na Gestão de Pessoas, já que são eles os principais responsáveis pela motivação, capacitação  e condução das equipes. Os líderes devem ser desenvolvidos para serem flexíveis, saberem ouvir, e atuarem como mentores.

Práticas para uma gestão de pessoas eficientes

Para que a Gestão de Pessoas seja eficiente, gestores e líderes adotam uma série de práticas, visando fortalecer os pilares descritos anteriormente, como:

Conhecer e confiar em suas equipes

Delegação de tarefas

Estimular a participação em decisões

Ouvir e dar feedback aos colaboradores

Comemorar conquistas

Estimular o constante desenvolvimento das pessoas e equipes

Implementar a seleção e avaliação por competências

Quer saber mais sobre Gestão de Pessoas e sua importância para as empresas? Confira nossos outros artigos sobre o assunto e conheça os treinamentos da Megalógica Academy. Nossos treinamentos são alinhados com as melhores práticas de Gestão de Pessoas, trabalhando a comunicação, relacionamento, processos e liderança.  

Há mais de 20 anos mercado e com mais de 3 mil pessoas formadas, A Megalógica Academy oferece treinamentos diferentes de tudo o que você já viu no mercado. Siga também @megalogica.projetos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas publicações.

#Megalógica #MegalógicaAcademy #gestãodepessoas #treinamentocorporativo