O que você acha que o público brasileiro valoriza mais na hora de fazer uma compra no ambiente digital: o valor do frete ou a popularidade do produto nas redes sociais? Opções de pagamento ou opinião da família?

Uma pesquisa do Google feita em 2019, portanto antes da pandemia, analisou diversos mercados, entre eles o brasileiro, para lançar luz sobre a importância de cada fator. De fato, conhecer esses fatores ajuda os profissionais de Marketing a alinharem melhor suas estratégias. 

Nesse post, vamos comentar sobre as principais descobertas do estudo e o que esses insights nos mostram sobre a cultura digital brasileira. Vem com a gente! 

Aversão ao erro e busca pelo melhor preço

Entre os 4 países pesquisados (Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Índia), o público brasileiro, segundo o estudo, é o que mais tempo passa pesquisando informações sobre o produto antes da compra. 

Nesse sentido,  a pesquisa também apontou que os brasileiros se importam mais com as especificações técnicas e detalhes dos produtos que o público das outras regiões analisadas. 

Além disso, a busca por melhores condições de preço é o fator mais relevante para esse público. Por esse motivo, os brasileiros estão dispostos a comprar em sites internacionais, notadamente lojas chinesas, que ofertam produtos a preços mais acessíveis ou itens não encontrados no mercado brasileiro. 

Um dos motivos para esse comportamento é a desigualdade social no Brasil. Pesquisa do IBGE de 2019 apontou, por exemplo, que a renda média de mais da metade dos brasileiros é inferior a um salário mínimo

Assim, com pouco dinheiro disponível, comprar errado custa caro. Por isso, a combinação dos dois fatores: buscar muitas informações para não ter surpresas negativas com os produtos e buscar boas ofertas de preços. 

Opções de pagamento e entrega grátis

Muitos consumidores não têm acesso a cartão de crédito, por isso, as lojas online brasileiras ampliam o público quando oferecem opções variadas de pagamento, como boleto bancário. 

Além disso, não raro as pessoas pedem cartões emprestados com parentes. Assim, as maiores varejistas também oferecem opção para pagar com dois cartões e parcelamentos e muitas vezes, algo não tão comum em outros mercados. 

Além disso, a oferta de frete grátis é o segundo fator mais importante para os consumidores, atrás somente do preço. Isso porque o frete, devido ao tamanho do Brasil, muitas vezes tem forte impacto no valor final da compra podendo ultrapassar o valor do próprio produto, inclusive.  

Acertar na compra é mais importante que ser popular

A necessidade de fazer valer o dinheiro disponível e comprar o produto certo, sem surpresas negativas ou arrependimentos, claramente determina a relevância de cada fator e serve como linha guia. 

Assim, são mais valorizadas avaliações de outros compradores, boa reputação da loja em sites de reclamação e comparação de preços em diferentes lojas. 

Já fatores com popularidade nas redes sociais do produto, opinião de familiares ou já ter comprado a mesma marca anteriormente têm peso menor para os clientes brasileiros. 

Gráfico compras online

Recomendações para quem tem ou vai criar um e-commerce

Com base nos insights da pesquisa, o Google recomenda que lojas online brasileiras devem dar especial atenção aos detalhes e especificações do produto. Se essas informações são difíceis de encontrar ou inexistentes no seu site, provavelmente você perderá vendas para concorrentes.

Além disso, os consumidores brasileiros valorizam a opinião de outros clientes até duas vezes mais que em outros mercados como o americano e o inglês. Portanto, dê destaque para essa seção em sua loja.  

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