Da mesma forma que o clima atmosférico pode influenciar certos comportamentos, o clima organizacional também tem impacto direto sobre a motivação dos colaboradores.

Um clima quente e ensolarado é perfeito motivar uma ida à praia. Já se estiver chovendo e  frio, você não vai querer sair de casa. Do mesmo modo, o clima organizacional de uma empresa pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente em um extremo ou desagradável, agressivo, frio e alienante no extremo oposto. E isso influenciará diretamente na motivação.

No post de hoje, vamos falar sobre o clima organizacional e sua importância para as empresas. Vem com a gente!

MAS AFINAL, O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?

Basicamente, é como os membros da organização percebem o ambiente da empresa e como esse ambiente influencia seu comportamento. O ambiente de toda empresa possui certas características que podem provocar motivação para certos comportamentos. 

O clima organizacional reflete diretamente como as pessoas se relacionam umas com as outras no ambiente de trabalho, com os clientes e fornecedores e também diz respeito ao grau de satisfação com esse ambiente.

Nas organizações, o clima pode ser classificado em agradável ou desagradável, favorável ou desfavorável, dependendo da percepção das pessoas que estão em contato com a organização.

OS COMPONENTES DO CLIMA ORGANIZACIONAL

O que faz com o que o clima de uma organização seja mais ou menos favorável? Podemos decompor o clima em alguns componentes:

Estrutura organizacional: pode oferecer liberdade de ação ou impor limites por ordens, restrições, regras e regulamentos. Quando há liberdade, o clima melhora. 

Responsabilidades: a organização pode incentivar a iniciativa dos colaboradores ou coibir. Em alguns casos, os colaboradores são altamente dependentes dos superiores para tomarem decisões, em outras, têm mais responsabilidades e liberdade para agir. O clima é melhor quando as pessoas são incentivadas a tomarem responsabilidades. 

Riscos: o ambiente de trabalho pode ser protetor para evitar que os colaboradores assumam riscos ou impulsioná-los para que assumam novos desafios. O clima tende a melhorar quando a organização está disposta a arriscar e inovar. 

Recompensas e punições: existem empresas que enfatizam críticas e punições, enquanto outras incentivam o alcance de metas e resultados. Em geral, incentivos e recompensas, como bônus ou prêmios, contribuem para a melhoria do clima.

Apoio: algumas organizações preferem manter o clima impessoal e estritamente profissional, enquanto outras são mais calorosas, incentivando os laços e relacionamentos.  Apoiar iniciativas pessoais e o fortalecimento dos grupos contribui para a melhoria do clima. 

Conflitos: como sua organização lida com conflitos? Cria regras e procedimentos para evitar os atritos ou incentiva e administra diferentes pontos de vista?Saber lidar com diferentes opiniões e olhares torna a empresa mais diversa e melhora o clima. 

Diferentes climas organizacionais podem ser criados a partir de variações e combinações desses elementos. É importante destacar que o clima organizacional exerce grande influência sobre a motivação das pessoas, sobre seu desempenho na empresa e em sua satisfação com o trabalho.

MEDINDO O CLIMA

Como existe relação direta entre o clima organizacional e a motivação, a rotatividade, número de faltas, atrasos ou greves podem servir como importantes indicadores de como está o clima organizacional.

Além disso, é possível medir e avaliar o clima da organização para que possa ser melhorado, gerando aumento na produtividade. As principais ferramentas para a avaliação do clima organizacional incluem questionários, pesquisas de satisfação e entrevistas com profissionais de gestão de pessoas (que podem ser da própria empresa ou consultores externo).

Após avaliar o clima na sua organização, você pode recorrer a treinamentos específicos para melhorá-lo. Esses treinamentos irão investigar como está a comunicação, os relacionamentos e os processos internos, a fim de fazer as transformações necessárias para melhorá-los

Quer melhorar o clima organizacional da sua empresa e aumentar a produtividade e motivação? Leia nossos diversos posts, siga nosso perfil nas redes sociais e conheça dos treinamentos da Megalógica Academy. Atuamos há 20 anos no mercado e já treinamos mais de 3 mil pessoas. Vem com a gente!  

#Megalógica #treinamentocorporativo #culturaorganizacional #megalógicaacademy