O que diferencia uma organização de outra e faz com que uma tenha melhor desempenho que outra em um momento em que tanto a tecnologia e a informação estão amplamente acessíveis?

Certamente a diferenciação ficará por conta dos processos e das pessoas, sobretudo dessas últimas. Equipes mais motivadas, capacitadas, além de uma cultura forte, constroem organizações mais competitivas e diferenciadas. 

Nesse sentido, não resta dúvida da importância fundamental da Gestão de Pessoas nas empresas, conforme analisamos em um artigo dedicado especialmente a esse assunto. Agora, trazemos algumas dicas de como melhorar a Gestão de Pessoas, fazendo com que essa prática seja realmente efetiva para o sucesso do seu negócio. Acompanhe:

NÃO IMPORTA O TAMANHO DA SUA EMPRESA, É PRECISO ATRAIR TALENTOS

Se você quer que sua empresa seja mais do que mediana, não existe outra maneira: é preciso atrair pessoas talentosas, profissionais qualificados para fazer o negócio prosperar com qualidade e competitividade. 

E isso vale para empresas de qualquer porte. Ter um negócio pequeno não é desculpa para não se preocupar com a qualidade das pessoas.

Organizações grandes podem criar programas de cargos e salários para atrair e reter talentos. Quem reconhece os profissionais e oferece oportunidades de crescimento tem menor rotatividade e constrói uma cultura organizacional mais sólida que a dos concorrentes.

Já as empresas menores podem oferecer diferenciais para atrair e reter talentos como o ganho de experiência ao acompanhar de perto os processos de  todas as áreas, comunicação direta com os líderes da organização, flexibilidade de horários, abertura para sugestões e ideias novas e até mesmo a possibilidade de trabalho em home office.

FEEDBACK É IMPORTANTE

O feedback é uma das ferramentas mais importantes para a comunicação como um todo e para a formação de bons líderes. Saber dar e receber feedback é importante pois desenvolve a motivação, aumenta o engajamento nas tarefas e capacita os colaboradores, pois eles ficam mais conscientes de seus pontos fortes e aquilo que precisam melhorar.

Processos internos também têm grande chance de serem aprimorados por meio de feedback. Por isso, incentive a prática de sugestões e ouça o que as pessoas têm a dizer. É interessante estabelecer um prazo, como semestralmente ou anualmente para avaliar sugestões e feedbacks em geral. 

NÃO SE ESQUEÇA DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Ruídos na comunicação são o principal fato gerador de problemas nas empresas, comprometem o desempenho da equipe, a motivação e os processos. Por isso, sempre que identificar qualquer problema de comunicação interno, trabalhe imediatamente para saná-lo. A comunicação deve ser sempre clara e transparente. 

Além disso, investir em programas de treinamentos com foco em comunicação traz melhoras significativas no clima organizacional e otimização dos processos. 

LIDERANÇA FAZ DIFERENÇA

Uma equipe bem liderada tem resultados melhores. Isso porque um bom líder é capaz de ouvir sua equipe, reconhecer suas forças e trabalhar para melhorar as fraquezas.

Líderes de alta performance sabem manter o grupo motivado e oferece abertura para críticas e sugestões, além de reconhecer seus próprios pontos fortes e fracos, delegando as tarefas que não domina tão bem ou não é capaz de fazer sozinho.

OFEREÇA TREINAMENTO

Empresas que investem em treinamento e desenvolvimento têm equipes mais qualificadas e comprometidas com a qualidade do trabalho.

Além de treinar e capacitar os colaboradores em áreas do conhecimento específicas para as tarefas da empresa, é importante oferecer treinamentos para competências transversais, como liderança, comunicação, planejamento estratégico, inteligência emocional, negociação, entre outros.

COMEMORE OS RESULTADOS

As metas do mês foram alcançadas, novos contratos realizados e os projetos entregues com sucesso? Comemore os resultados com todos para que as pessoas sintam que fazem parte de um mesmo grande time.

Ficou interessado e quer começar a  melhorar a Gestão de Pessoas na sua empresa agora? Conheça os treinamentos da Megalógica Academy, como o Comunicação Espetacular, Líderes de Alta Performance e Missão Possível. 

Há mais de 20 anos mercado e com mais de 3 mil pessoas formadas, nossos treinamentos são diferentes de tudo o que você já viu no mercado. Siga também @megalogica.projetos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas publicações.