Comunicação ruim: O inimigo invisível que prejudica sua empresa

By 12 de novembro de 2019 Treinamento

Você sabia que problemas de comunicação em uma empresa deixa o trabalho mais estressante, menos eficiente e acarreta prejuízos concretos para a organização? Essa foi a conclusão de uma pesquisa publicada pelo jornal Valor. Na visão de 80% dos entrevistados, as falhas de comunicação têm sua parcela de culpa no estresse causado pelo trabalho.

OS MAIORES RESPONSÁVEIS

Entre os elementos mais citados estão o uso incorreto de ferramentas de comunicação (sabe aquela situação em pedem uma tarefa pelo WhatsApp “rapidinho” em vez de usar os canais oficiais da empresa?), a falta de informes por parte da organização (não saber direito o que está acontecendo gera uma baita aflição, certo?) e a dificuldade em encontrar  informações necessárias para a execução de uma tarefa (ou seja, o tempo que poderia ser investido na qualidade de realização da tarefa acaba sendo perdido só para achar informações). 

DANOS TANGÍVEIS PARA A EMPRESA

Um fato ainda mais alarmante é que metade dos participantes da pesquisa afirmaram perceber perdas palpáveis para empresa como resultado direto da comunicação ineficaz, como perda no número de vendas ou na reputação da organização. 

Isso pode ser constatado em nossa própria experiência no dia a dia. Quem nunca deixou de fazer negócios ou ficou com uma percepção negativa ao tratar com empresas que comunicam mal seu serviço e acabam induzindo o cliente ao erro ou, ainda, o clássico caso de tentar solucionar um problema pelo SAC e cada atendente dar um tipo de informação diferente e ficar empurrando você para diferentes setores

AUMENTO DO TURNOVER E DIFICULDADES EM ATINGIR METAS

Além de prejudicar o clima organizacional e a produtividade, os problemas de comunicação também são considerados quando os colaboradores decidem trocar de emprego. Negligenciar as falhas na comunicação aumenta a rotatividade e faz com que a empresa tenha mais dificuldade em alcançar suas metas, reter talentos e reagir às mudanças no mercado. 

Segundo outras pesquisas citadas pelo Valor, mais da metade dos profissionais declarou perder algumas horas da semana só para resolver problemas causados por problemas de comunicação. Uma análise baseada em perfis revelou que a maioria dos jovens gestores brasileiros possui problemas na área.

DERROTE ESSE INIMIGO INVISÍVEL

Por ser intangível, a comunicação falha pode não ser facilmente percebida pelos gestores e acaba se tornando um inimigo invisível na sua empresa. Diagnosticar uma organização com problemas de comunicação, porém, é mais simples. Se o ambiente está ruim, a produtividade baixa e há muita “bateção de cabeça” na hora de organizar e executar tarefas, pode ser sinal de problemas na comunicação.

A boa notícia é que a Megalógica tem um método eficaz para acabar com esses problemas. O “Comunicação Espetacular” é um treinamento corporativo poderoso que proporciona uma experiência transformadora que vai despertar o herói em cada colaborador e mudar a  forma como percebem seu papel na sociedade, dentro da empresa e como parte de uma equipe.

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