A nova realidade de isolamento social e home office impõe uma série de desafios aos líderes, que precisam gerenciar suas equipes, fortalecer a comunicação e relacionamentos, cobrar resultados e manter o grupo coeso. 

Nesse cenário, formas tradicionais de liderança precisam ser adaptadas ou reinventadas e é importante entender a necessidade de manter o senso de conexão entre o grupo e a empresa.

Na Megalógica Academy, criamos o projeto Reconecta para ajudar líderes e colaboradores a manter a performance e o senso de pertencimento com a empresa mesmo em tempos de isolamento social. E para ajudar nesse grande desafio de gerenciar pessoas durante a crise, separamos algumas dicas e boas práticas importantes, acompanhe:

1 – CUIDE DA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE

Nesse período de crise, é natural que haja medo e insegurança em todos da equipe e isso certamente compromete a produtividade e o compromisso com a organização. Por isso, o líder que procura cuidar do psicológico dos colaboradores certamente terá melhores resultados e reconhecimento dos clientes e da equipe. 

Qualquer organização é formada por pessoas, seja uma multinacional ou um pequeno varejo, e essas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de ficarem doentes, a estabilidade no trabalho, falta de contato com amigos e familiares, entre outras.

Portanto, o gestor pode mitigar esses efeitos adotando diversas atitudes simples, como comunicar claramente a situação da empresa e os planos para as equipes, manter reuniões de alinhamento periódicas por vídeo, ouvir o feedback e preocupações da equipe, trocar experiências e aprendizados sobre o isolamento.

Além disso, empresas maiores que dispõem de profissionais de área de psicologia e recursos podem oferecer atendimento aos colaboradores e familiares.

2- TREINAMENTO PARA QUEM ESTÁ EM CASA

A verba de despesas imobiliárias de escritórios fechados pode ser redirecionada para treinar as equipes que estão fazendo home office. Desde treinamentos para o melhor uso das plataformas de gerenciamento e produção remotos que passaram a ser usadas até treinamentos comportamentais para incentivar a motivação e produtividade em casa.

3- COMUNICAÇÃO NA MEDIDA CERTA

Já falamos sobre a importância da comunicação nesse momento para unir a equipe, alinhar as expectativas e passar feedback. É preciso ter muita empatia e cuidado, porém, para sua comunicação não passar a mensagem de supervalorização da produtividade ou de excesso de cobranças e acabar gerando mais ansiedade e pânico na equipe. 

O bom líder precisa entender as necessidades de sua equipe e oferecer apoio. Uma crise que afeta todas as pessoas precisa da união dessas pessoas para  ser superada. 

4- MAIS CONFIANÇA EM DETRIMENTO DO CONTROLE

Uma armadilha para gestores que não estão acostumados a lidar com equipes em home office é querer ampliar o controle e o excesso de controle é muito prejudicial quando se junta trabalho a distância e pandemia.

Se a equipe está mais preocupada em dar satisfação do que com o trabalho que está sendo executado, a produtividade despenca e a empresa é prejudicada. Da mesma forma, o líder que pensa mais em cobrar do que avaliar o que está sendo entregue não está incentivando a produtividade.

Nesse sentido, é preciso trabalhar com metas e objetivos claros e oferecer mais autonomia aos colaboradores, esclarecendo sobre a importância da autoresponsabilidade. 

5- ENVOLVA A EQUIPE NA BUSCA DE NOVAS SOLUÇÕES

Bons líderes sabem que seus colaboradores podem contribuir com valiosos insights para a organização. Por isso, busque engajar sua equipe para que todos contribuam com ideias, conhecimento e soluções.  

Além disso, converse com pessoas de outras áreas, empresas e segmentos para trocar experiências, indicações e estratégias que possam ser úteis nesse momento. E por mais que pareça clichê, de uma forma ou de outra o cenário atual fará com que todos ajam e enxerguem possibilidades e soluções que não veriam enquanto estavam na zona de conforto da normalidade.

QUER AJUDA PARA RECONECTAR SUA EQUIPE?

Com 20 anos de experiência no mercado de treinamento corporativo e gestão de pessoas, a Megalógica Academy criou o Projeto Reconecta com o objetivo de ajudar empresas e seus colaboradores a manterem a produtividade e motivação durante o isolamento social. 

Se você precisa de ajuda de especialistas para manter a equipe unida e produtiva durante o home office, entre em contato com a Megalógica e conheça melhor o Projeto Reconecta e como nossos treinamentos podem contribuir com sua empresa. 

#Megalógica #MegaDicas #Liderança #Resultados