O treinamento corporativo é um conjunto de práticas para capacitar ou aprimorar habilidades dos colaboradores da empresa. Em um mercado exigente de alta competitividade, empresas e colaboradores não podem ficar estagnados enquanto os concorrentes crescem.

Muitas organizações já perceberam que o crescimento vem não somente do maior número de vendas, mas principalmente por meio de novos conhecimentos e melhora na produtividade. 

Nesse cenário, é fundamental contar com profissionais capacitados e bem treinados, em constante aperfeiçoamento. É por isso que muitas empresas consideram o treinamento corporativo como uma estratégia importante para seus negócios. 

Treinamento para quem?

Os treinamentos têm como benefícios sua flexibilidade, podendo ser aplicado para um único profissional ou para grupos e equipes. Para os colaboradores desde o nível operacional até os líderes e altos executivos.

A flexibilidade do treinamento corporativo também inclui as formas e local do treinamento. Existem treinamentos presenciais dentro da própria empresa ou em locais específicos. Há também os treinamentos a distância, na modalidade EAD, com aulas gravadas que podem ser assistidas pelo computador e até mesmo aplicativos educativos podem ser usados em treinamentos. 

Tipos de treinamento corporativo

Os treinamentos podem ser de natureza técnica ou comportamental. Os treinamentos técnicos visam capacitar o profissional a usar determinada ferramenta ou software, ensinar novos conceitos técnicos ou atualizar conhecimentos. 

Já os treinamentos comportamentais são aqueles que desenvolvem habilidades essenciais para o aumento da produtividade e não relacionados às competências técnicas, como a comunicação e o relacionamento interpessoal e interequipes. 

Apesar de as competências técnicas e comportamentais serem ambas importantes, atualmente as habilidades comportamentais são vistas como mais estratégicas. Isso porque são elas que efetivamente contribuem para o aumento da produtividade, promovem um ambiente mais criativo e estimulante, fundamental para a organização se diferenciar e acompanhar as mudanças. 

Benefícios do treinamento corporativo

Além de capacitar o profissional para o melhor desempenho de suas tarefas, no caso do treinamento técnico, o treinamento corporativo, principalmente o comportamental, gera uma série de benefícios de longo prazo para o organização, como:

Melhora no clima da organização: 

Em treinamentos de grupo, as equipes podem se conhecer melhor, estabelecer seus objetivos em conjunto, superar dificuldades de comunicação, entender como seu trabalho afeta todo o conjunto, definir melhores processos, aumentar a empatia e superar dificuldades relacionados a processos e pessoas. 

Esses treinamentos contribuem para a melhora significativa do clima organizacional, tendo como consequência um ambiente mais agradável, que influencia diretamente na motivação e produtividade de todos. 

Profissionais motivados: 

Colaboradores treinados têm mais clareza sobre suas tarefas, objetivos e o que esperam deles. Eles conhecem melhor seu papel dentro da organização e se sentem reconhecidos. Tudo isso impacta na motivação, pois o colaborador toma consciência de sua importância para a empresa.  

Mais produtividade:

Quando objetivos estão alinhados, processos melhor desenhados, a comunicação ajustada e profissionais estão motivados não tem como ser diferente: O resultado é um aumento na produtividade e na assertividade das tarefas. 

Diminui a rotatividade:

A rotatividade é um problema comum nas empresas que não valorizam os colaboradores. Se o profissional não sente que seu trabalho é importante  e os relacionamentos na empresa não são saudáveis, ele procurará oportunidades melhores tão logo apareçam. O treinamento, ao acabar com esses sintomas, também diminui drasticamente a rotatividade.

Por onde começar?

Se você entendeu a importância do treinamento corporativo para o diferencial da sua empresa e quer investir mas não sabe por onde começar, temos algumas recomendações. 

Aqui no blog, temos outros posts para você se aprofundar mais no assunto, como esse que propõe uma reflexão sobre os custos de não se fazer um treinamento. Além disso, gostaríamos de apresentar a Megalógica Academy, que atua há 20 anos no mercado de treinamentos corporativos comportamentais e já conta mais de 3.000 treinamentos realizados

Nossos treinamentos são focados em impacto e em gerar transformação para a empresa e para os colaboradores. Convidamos você a conhecer o site da Megalógica Academy e nossos principais treinamentos:

Comunicação Espetacular, para diminuir os ruídos de comunicação que prejudicam principalmente os processos e os relacionamentos.  

Líderes de Alta Performance, que ajuda os gestores a potencializar seus pontos fortes e melhorar os pontos fracos, com foco na alta performance profissional. 

Missão Possível, voltado para o atingimento de metas e resultados extraordinários por equipes e líderes.