Uma empresa é formada por pessoas. É o conhecimento, a produtividade e a motivação delas que serão responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Portanto, seria uma decisão inteligente se preocupar em capacitar, motivar e cuidar dessas pessoas, certo? 

Essas ideias são o cerne da Gestão de Pessoas, uma forma mais moderna de enxergar o papel das pessoas dentro de uma organização. Vamos entender melhor qual é a importância dessa abordagem? Vem com a gente! 

A evolução na forma como vemos o papel das pessoas na organização

A Gestão de pessoas é um entendimento que surge da evolução pela qual passou o Departamento de Pessoal para o de Recursos Humanos e, posteriormente, da abordagem de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas. 

Essas mudanças foram influenciadas, é claro, pela evolução das próprias organizações, dos mercados, da sociedade e da tecnologia, e de como tudo isso influencia as empresas. 

No início da industrialização, as pessoas eram vistas como mão de obra, peças que formavam as engrenagens que faziam a indústria produzir. O Departamento de Pessoal surge como um setor destinado a garantir que as normas e regulamentos trabalhistas sejam cumpridos. Algo meramente burocrático, que lidava com documentação e legislação. 

Esse setor, com o tempo, começa a se transformar no que conhecemos como Recursos Humanos. Além de funções rotineiras como admissão, folha de pagamento e anotações, o setor ganha atribuições mais estratégicas, como o recrutamento, a seleção de pessoas, e as avaliações de desempenho. 

O olhar mais estratégico para as pessoas que compõem a organização evolui, então, para a ideia de Gestão de Pessoas. Nessa visão, todas as pessoas são determinantes para seu sucesso e, portanto, precisam ser motivadas e capacitadas. 

Gestores e líderes passam a ter mais responsabilidade sobre aqueles que comandam, precisando estimular os pontos fortes de suas equipes, trabalhar os pontos fracos, criar um ambiente sadio de trabalho, incentivar a criatividade e a inovação e alinhar os objetivos pessoais aos objetivos da empresa. 

Nesse cenário, o setor de Recursos Humanos atua como forma de apoio e consultoria aos gestores e líderes e as pessoas são vistas como parceiras da organização. É a contribuição de cada uma delas que aproximará a empresa de seus objetivos. 

A importância da gestão de pessoas para a empresa

A Gestão de Pessoas constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, que é fundamental para seu sucesso.  É a Gestão de Pessoas que irá agregar, recompensar, desenvolver e monitorar os colaboradores, proporcionando as competências necessárias para eles mantenham a empresa mais competitiva e produtiva. 

Em um momento da história em que a tecnologia e a informação estão amplamente acessíveis e pouco se diferenciam, a Gestão de Pessoas enxerga nas competências e talentos das equipes o elemento principal que fará com que uma empresa seja mais eficiente que outras. 

Poder contar com uma equipe motivada e bem capacitada diferencia sua empresa das demais. Para isso é preciso escolher os perfis certos para cada função, reduzir barreiras contraprodutivas, como ruídos de comunicação e processos irrelevantes. Líderes e gestores eficientes, com boa capacidade de gerir pessoas, buscarão alcançar esses objetivos. 

Gestão de pessoas ajuda a empresa a alcançar seus objetivos

Qualquer empresa pode comprar máquinas e tecnologias para se igualar aos concorrentes. Mas construir competências, ideias e visão de mundo igual ao dos competidores é difícil, leva tempo e requer muito amadurecimento e aprendizado. 

A Gestão de Pessoas atua justamente nessa construção de competências, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Esse é o principal objetivo da Gestão de Pessoas. 

Os objetivos serão alcançados com o apoio da Gestão de Pessoas porque a ideia de fazer certo é ampliada para a ideia de fazer com eficácia. O desenvolvimento de habilidades, motivação e produtividade é colocado em primeiro plano. Além disso, a Gestão de Pessoas se preocupa em aumentar a satisfação com o trabalho e fomentar mudanças.

Importância da capacitação para a gestão de pessoas

Como vimos, a capacitação e desenvolvimento de habilidades é um dos pilares da Gestão de Pessoas. Nesse sentido, os treinamentos corporativos são um importante recurso que líderes e gestores têm para desenvolver suas equipes: seja para trabalhar pontos fortes, aumentar a motivação ou melhorar a comunicação. 

Quer saber mais sobre Gestão de Pessoas e desenvolvimento organizacional? Acompanhe o blog e leia nossos outros posts. Temos diversos artigos interessantes para você. Siga também @megalogica.projetos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas publicações.