O mundo está mudando constantemente e, atualmente, essa mudança acontece cada vez mais rapidamente. No ambiente corporativo, isso significa que novos processos, tecnologias e demandas surgem o tempo todo e é preciso se adaptar.

Nesse cenário, em um nível individual, as pessoas também buscam mudar para acompanhar essas transformações. Buscam treinamentos, cursos de reciclagem ou atualização, fazem cursos de especializações e desenvolvem novas competências.

Mas e quando organizações inteiras precisam de mudança? É aí que o Desenvolvimento Organizacional mostra sua importância. Conceitualmente, o Desenvolvimento Organizacional é entendido como um movimento de mudança e aprendizagem que engloba as empresas como um todo.

Esse é um processo de longo prazo, diferente dos Treinamentos Corporativos, por exemplo, e envolve contínua evolução. O principal objetivo do Desenvolvimento Organizacional é promover uma renovação na cultura, com especial ênfase no modo como as equipes interagem entre si.

BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O Desenvolvimento Organizacional é considerado um desdobramento prático das teorias comportamentais da Psicologia, atuando sobretudo nas motivações dos colaboradores e nos relacionamentos entre pessoas e equipes.

Entre os principais benefícios do Desenvolvimento Organizacional para empresas é a mudança de atitudes, valores e crenças, criando uma cultura organizacional mais forte. Além disso, problemas de comunicação e atritos entre as equipes são atacados, melhorando o clima e os processos.

As técnicas aplicadas no Desenvolvimento Organizacional enfatizam a criatividade em detrimento da hostilidade, fornecendo ferramentas para que as pessoas se comuniquem com mais clareza e eliminando barreiras interpessoais.

Com um processo de Desenvolvimento Organizacional bem realizado, cada colaborador deverá ser capaz de entender como seu comportamento e o do grupo impactam a empresa e como pode melhorar.

CONHECER A SI MESMO

O Feedback exerce papel central nos processos do Desenvolvimento Organizacional. Os participantes aprendem muito sobre eles mesmos, sobre as pessoas com quem trabalham e sobre os processos de grupo e como a empresa funciona.

A mudança acontece de dentro para fora. Primeiro, os colaboradores melhoram a sensibilidade individual para em seguida mudar os relacionamentos interpessoais. Logo, essas novas atitudes, valores e comportamentos se refletem dentro das equipes e entre as equipes, alcançando toda a organização.

Atualmente, são as competências comportamentais as que mais impactam no desempenho das organizações e o Desenvolvimento Organizacional vem promover justamente importantes aspectos como a comunicação e os relacionamentos interpessoais.

PROCESSO DURADOURO

Quando as mudanças envolvem toda a organização, tornam-se mais profundas e duradouras. Soluções pontuais como trocar membros da equipe que não estão se adaptando bem acabam sendo transitórias quando se pode repensar o modo como todos estão se comunicando ou agindo uns com os outros de maneira mais aprofundada.

Para o Desenvolvimento Organizacional, a forma mais eficaz de mudar efetivamente uma empresa é quando todos entendem a necessidade de mudar a mentalidade de quem faz parte dela. Por isso, para que o Desenvolvimento Organizacional tenha sucesso, é preciso contar com o apoio da direção e o envolvimento de todos os níveis hierárquicos.

Quer saber mais sobre como o Desenvolvimento Organizacional pode ajudar sua empresa a mudar e ter mais sucesso? Confira nossos outros artigos e conheça a Megalógica Academy, que oferece treinamentos corporativos e também  acompanhamento especializado para empresas interessadas em Desenvolvimento Organizacional.

Há mais de 20 anos mercado e com mais de 3 mil pessoas formadas, nossos treinamentos são diferentes de tudo o que você já viu no mercado. Siga também @megalogica.projetos nas redes sociais para acompanhar as nossas publicações.

#Megalógica #megadicas #desenvolvimentoorganizacional #MegalógicaAcademy