Toda interação entre duas ou mais pessoas é uma relação humana. Essas relações, sejam no trabalho ou na sociedade, acontecem o tempo inteiro. Considerados “animais sociais” é simplesmente impossível para os seres humanos viverem totalmente isolados de forma sadia. 

Mesmo que você trabalhe remotamente, em algum momento será necessário interagir com outras pessoas para solicitar informações, dar informações, tirar dúvidas, ouvir opiniões, etc. Neste artigo, vamos falar sobre a importância das relações humanas no trabalho. Vem com a gente!

RELAÇÕES HUMANAS E  SUA IMPORTÂNCIA PARA O TRABALHO

No ambiente de trabalho, as relações humanas ocorrem o tempo inteiro. Imagine, por exemplo, quando uma reunião é feita, um feedback é dado, tarefas são delegadas ou divergências de ideias promovem debates e reflexões.

Se estamos nos relacionando o tempo todo, fica fácil entender que a qualidade desses relacionamentos terá reflexo direto no clima organizacional, no ambiente de trabalho, na produtividade e na qualidade do que é feito.

Em uma organização em que as relações humanas estão degradadas, inevitavelmente surgirá (mesmo que lentamente) situações de estresse, desmotivação, desunião e improdutividade (rotatividade, absenteísmo, ruídos de comunicação, conflitos).

Por outro lado, em ambientes onde as relações humanas são saudáveis, haverá respeito entre os colaboradores, paciência para saber ouvir, empatia, aumento do espírito de equipe, acolhimento às diferenças e uma comunicação mais eficaz, sem ataques, fofocas ou rixas.

Manter boas relações de trabalho está diretamente ligado à criação de um ambiente agradável e estimulante, com condições positivas para o exercício do trabalho. Pequenas alterações nas rotinas já são capazes de afetar a produtividade, segundo estudos.

O QUE PREJUDICA AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO?

Existem diversos fatores que fazem com que as relações humanas fiquem desgastadas. As mais comuns são:

Falta de empatia: não saber se colocar no lugar do outro nem compreender suas dores pode levar a respostas atravessadas, insensibilidade e afastar as pessoas. Colaboradores empáticos entendem como sua tarefa afeta o restante do processo e são mais responsáveis, não se limitando apenas ao diz respeito às suas funções. 

Desrespeito: impede que haja harmonia e integração entre as pessoas. Situações de assédio moral ou atendimento ruim, por exemplo, surgem da falta de respeito.

Arbitrariedade: no trabalho, a arbitrariedade pode ser entendida como a falta de critérios objetivos para determinado tratamento. Imagine um gestor que só reconheça ou promova as pessoas com quem ele tem mais afinidade, independentemente do resultado que elas apresentem. Ou que só critique as pessoas das quais não gosta. Essa postura cria ambientes em que as pessoas se sentem desprotegidas e desvalorizadas, acarretando desmotivação e a perda do comprometimento.

Competitividade excessiva: ambientes muito competitivos tendem a fazer com que as pessoas abram mão da gentileza e do respeito no dia a dia devido à necessidade de serem mais  reconhecidas ou performarem melhor que seus pares.

COMO INCENTIVAR BOAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO?

Há várias iniciativas que podem ser tomadas pelas empresas e Gestores de Pessoas para estimular um ambiente sadio para as relações humanas. A liderança deve estimular o engajamento e a participação de todos os membros da equipe, saber ouvir diferentes opiniões e mediar conflitos. 

Campanhas de conscientização sobre respeito à diversidade no ambiente de trabalho são boas formas de fazer com que os colaboradores reflitam sobre outros pontos de vista e desafios que são enfrentados por pessoas de diferentes idades, gêneros, orientações, condições sociais, etc. 

Eventos internos que fortaleçam a interação e integração entre equipes também têm papel relevante. É preciso também trabalhar a comunicação eficaz para reduzir os ruídos. A comunicação é fundamental para a troca de ideias, solução de conflitos e respeito mútuo. Não há como criar um ambiente favorável sem saber falar com clareza e ouvir as pessoas.

Nesse sentido, treinamentos corporativos podem contribuir consideravelmente para ajudar a desenvolver a comunicação, a inteligência emocional e os relacionamentos.

É importante monitorar e medir, por meio de métricas previamente estipuladas, o resultado de cada uma dessas ações. Com base nos resultados obtidos, você pode intensificar ou diversificar as próximas estratégias.

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