Treinamentos corporativos e desenvolvimento organizacional têm uma série de características em comum, como o objetivo de ajudar a organização a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente, aumentar a produtividade e melhorar a motivação e o clima da empresa, por exemplo.

Porém, essas duas práticas têm orientações diferentes e que acabam confundindo algumas pessoas. Nesse artigo, vamos detalhar as principais característica do Treinamento e do Desenvolvimento Organizacional e as diferenças entre cada um. Dessa forma, você poderá entender quando aplicar cada um deles à sua organização e qual o mais indicado para o momento atual da empresa. Vem com a gente! 

O Treinamento Corporativo

O treinamento é focado, principalmente, no cargo. É uma forma de melhorar o desempenho de determinado colaborador ou de uma equipe naquele cargo. Além disso, o treinamento também é um meio de desenvolver competências (como melhor comunicação, liderança, capacidade de planejamento, entre diversas outras) nas pessoas para se tornem mais produtivas e criativas.

Nessa perspectiva, o treinamento pode ser encarado como fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam para os resultados da organização de forma mais efetiva. Por meio do treinamento, os colaboradores podem aprender novas habilidades e desenvolver atitudes e comportamentos diferentes.

O treinamento é considerado um dos processos mais importantes da Gestão de Pessoas (veja no blog nossos artigos sobre esse tema), já que é focado em melhorar as competências das pessoas e, como consequência, o desempenho da própria empresa.

Outra característica do treinamento é seu foco mais imediato. O treinamento visa ao curto prazo, atendendo necessidades e carências levantadas por meio de diagnósticos feitos pela empresa.

Desenvolvimento Organizacional

Enquanto Treinamento concentra-se no cargo e em pessoas ou grupo de pessoas, o Desenvolvimento Organizacional envolve toda a empresa. Dessa forma, o Desenvolvimento propõe mudanças que envolvem todos os departamentos e toda a hierarquia.

Além disso, o Desenvolvimento Organizacional trabalha sob uma perspectiva de longo prazo, promovendo mudanças contínuas em direção ao objetivo da organização. Como envolve toda a empresa, é natural que o processo avance gradativamente e seja necessário um tempo maior para implementar as melhorias.

Vale destacar também que o Desenvolvimento Organizacional tem especial ênfase no fortalecimento da cultura organizacional, pois é a cultura que forma as bases para as crenças e comportamentos que guiam a empresa.

No Desenvolvimento Organizacional, há ainda a aplicação das ciências comportamentais, com a utilização de pesquisa e ação, perfis comportamentais, treinamento de sensibilidade, desenvolvimento de equipes, análise transacional, entre outras técnicas.

Os relacionamentos interpessoais e entre as equipes são o foco de diversas técnicas do Desenvolvimento Organizacional, pois para que a empresa se desenvolva, é preciso que as barreiras entre as pessoas sejam reduzidas.

Conclusão

Neste post, explicamos o que são o Treinamento Corporativo e o Desenvolvimento Organizacional e abordamos as principais diferenças entre as duas práticas. De maneira resumida, podemos estabelecer que:

  • O treinamento corporativo foca indivíduos ou grupos. O desenvolvimento organizacional envolve toda a empresa. 
  • O treinamento é voltado para o cargo atual. O desenvolvimento promove mudanças na cultura da empresa, gerando mudança na organização como um todo. 
  • O treinamento é focado no curto prazo. O desenvolvimento é voltado ao longo prazo. 
  • O treinamento desenvolve habilidades e competências individuais. O treinamento prioriza o relacionamento entre pessoas, equipes e setores. 

Se você se interessou e gostaria de saber mais sobre como o Treinamento Corporativo e o Desenvolvimento Organizacional podem ajudar sua empresa a conquistar seus objetivos, confira nossos outros posts e conheça os treinamentos da Megalógica Academy.

Há mais de 20 anos mercado e com mais de 3 mil pessoas formadas, nossos treinamentos são diferentes de tudo o que você já viu no mercado. Siga também @megalogica.projetos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas publicações.