Entenda suas forças e fraquezas (Análise Swot)

By 28 de novembro de 2019 Café a Dois

Olá, tudo bem?
Você sabe quais são seus pontos fortes? E os fracos? Sabe o que pode ser uma grande oportunidade para você no mercado? E uma ameaça? Uma empresa precisa se preocupar com todos esses pontos.

Se você está pensando em abrir um empresa ou já é um empreendedor, fique atento no tema de hoje do Café a Dois. Vem com a gente!

Conhecendo a análise SWOT

A análise SWOT (acrônimo para Strenghts/Forças Weaknesses/Fraquezas Opportunities/Oportunidades e Threats/Ameaças) é uma ferramenta muito importante para melhorar sua empresa ou projeto.

A análise é feita pelas perspectiva interna e externa. Internamente, deve-se identificar no que sua empresa é mais forte e no que é mais fraca (forças e fraquezas). Tente listar  o máximo possível desses itens, de 5 a 10, por exemplo.

A perspectiva interna

Sobre as forças, pense em seus diferenciais, o que faz sua marca se destacar no mercado? Por que as pessoas se interessam por ela? Já em relação às fraquezas, reflita sobre uma área da empresa que não tenha a pessoa adequada, uma estrutura ou equipamentos que ainda faltam, por exemplo.

A importância de enxergar as fraquezas é poder elaborar planos de ação para mitigá-las e transformá-las em forças. Isso pode ser conseguido simplesmente com uma mudança de postura ou algo mais complexo que leve meses.

A perspectiva externa

Passamos agora a analisar o ambiente externo à empresa: as oportunidades e ameaças. Nessa perspectiva, ameaças podem ser desde mudanças fiscais a mudanças no mercado e entrada de novos concorrentes.

Pense no que pode afetar o crescimento da sua empresa. Será que ele pode ser extinto devido a mudanças na tecnologia? E se a própria tecnologia puder ser uma oportunidade para você passar na frente da concorrência? 

Outra ferramenta bastante útil é o benchmarking. Trata-se de um processo de comparação entre sua empresa e as concorrentes no que diz  respeito a ações, produtos, serviços, preços e valor agregado. O benchmarking é muito útil para gerar insights na hora de listar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Para pensar em oportunidades, é importante ficar atento ao mercado para perceber os segmentos que estão surgindo e quais estão mudando, analisando o que pode ser oportuno para você. Existe alguma ameaça, por exemplo, que pode ser convertida em oportunidade?

Hora de agir

Tanto a análise interna quanto a externa devem gerar planos de ação a curto, médio e longo prazo. O importante é não deixar de agir, pois se você enxerga pontos fracos e ameaças e não se movimenta, fica cada vez mais fraco e ameaçado.

Uma dica interessante é buscar junto ao seu público por novas oportunidades. Pense na rotina desse público e em suas necessidades. O que você pode fazer para atendê-las? Faça pesquisas, converse com seus clientes. Isso pode render muitas ideias de novas oportunidades.

Esse movimento tem muita relação com a história da própria Megalógica. Nascemos com foco em treinamentos corporativos e design e fomos nos adequando às demandas do mercado, dos clientes e de nossos potenciais.

Às vezes o seu cliente tem necessidade de mais coisas além do que você já está oferecendo e podem surgir oportunidades para sua empresa se você souber encontrá-las.

Processo permanente

 A análise SWOT é uma das principais utilizadas pelo Marketing para embasar seus negócios e gerar planos de ação. Ela deve ser feita com periodicidade não muito longa, como a cada seis meses. Movimente sua equipe, não faça a análise apenas uma vez e se dê por satisfeito. Que tal começar a pensar agora mesmo nos seus pontos fortes e fracos?

Para saber mais sobre como a análise SWOT ajuda sua empresa, não perca a oportunidade de ver o vídeo completo no Youtube, siga a Megalógica nas redes sociais, interaja com a gente e acompanhe nosso blog. Assim você fica por dentro de todas as nossas publicações sobre empreendedorismo e Marketing. 

E se você se interessou por esse tema e a forma como o abordamos, saiba que o conteúdo do Café a Dois pode chegar em sua empresa por meio de palestras, treinamentos ou até mesmo da gravação ao vivo do próprio programa.

Envie um e-mail para projetos@megalogica.com.br ou ligue para (21) 3565-2369 e vamos tomar um café juntos com um bate papo transformador, muito empreendedorismo e uma colherzinha de bom humor!