Oi, tudo bem?
Você prefere ser reconhecido pelas pessoas ou ter um salário alto? Que dilema, não é? Você seria feliz se ganhasse bem, mas ninguém reconhecesse seu trabalho? O valor do reconhecimento é o tema do Café a Dois de hoje, vem com a gente!

O salário é só a ponta do iceberg

Você gosta de trabalhar em um lugar que te proporcione satisfação, certo? Mas para que isso aconteça, existe um caminho a ser percorrido que começa pelos recursos financeiros. Trabalhamos, a princípio, pelo dinheiro. Mas, depois, são os processos bem estruturados e os relacionamentos que criam um ambiente de trabalho agradável e irão influenciar sua performance naquela empresa. 

O que faz com que empresas se desenvolvam melhor são processos bem planejados, executados e continuamente melhorados (processos devem evoluir sempre). Outro elemento fundamental é a forma como as pessoas se relacionam e, para isso, a questão do reconhecimento é fundamental. 

Nós vivemos em grupo e nos relacionamos o tempo inteiro. Nossa natureza é composta por sentimentos vindos desses relacionamentos. Por isso, a forma como outras pessoas nos veem e o que pensam sobre nós é, sim, importante e nos impacta. 

Nesse sentido, o reconhecimento tem um papel fundamental para nossa satisfação. Quando nos esforçamos e fazemos o nosso melhor, nos empenhando em cumprir bem nossas tarefas, o mínimo que esperamos é sermos reconhecidos.

Em busca de reconhecimento

Não é raro ouvirmos histórias de gente que larga empresas grandes para trabalhar em outras menores onde tenham mais qualidade de vida, um ambiente mais saudável e mais reconhecimento. Isso mostra o quanto esses aspectos têm importância em nossa vida.

Situações como quando damos o máximo em uma empresa, gastando energia ao ponto de comprometer a própria saúde e, ainda assim, não temos o trabalho reconhecido nos fazem refletir sobre nossa própria humanidade. Até ponto vale abrir mão da sua humanidade para virar uma ferramenta para a empresa? 

O reconhecimento estimula a boa performance

O reconhecimento é importante não só no trabalho, mas em todos os momentos da vida. É importante que um pai reconheça os esforços de um filho, bem como o filho deve reconhecer o esforço dos pais. Dentro de qualquer tipo de relacionamento é importante trabalhar o reconhecimento. 

No ambiente corporativo, as pessoas, às vezes, têm medo de reconhecerem as outras. Um colaborador pode ter medo de reconhecer um amigo do trabalho e se sentir inferiorizado. Já os gestores podem achar que reconhecer um funcionário pode fazer com que ele se sinta superior e queira aumento. Você já deve ter ouvido o ditado “não pode elogiar muito porque estraga”. Na verdade, nenhum desses pontos de vista é positivo. Reconhecer o outro faz com que ele aumente sua performance e se sinta melhor. Muitas das vezes, gestos simples como agradecer pelo empenho ou um elogio já são suficientes para a pessoa se sentir bem. 

Você reconhece as pessoas?

Todos nós já vivemos momentos em que não fomos reconhecidos, mas com que frequência você reconhece as outras pessoas? Uma questão importante é que, mesmo que você perceba o valor do outro, se você não verbaliza isso, você está apenas conhece o outro, e não reconhece. 

Um dos benefícios de começar a perceber o valor que as pessoas têm é que isso muda suas atitudes para melhor. Reconheça as pessoas que te ajudam onde você mora, amigos que te ajudam no trabalho e mesmo quem está acima de você na hierarquia. Reconhecimento é totalmente diferente de puxa-saquismo. 

E se você sente falta de reconhecimento, vale a pena uma conversa franca para expressar sua frustração. Há gestores que relutam em reconhecer seus subordinados, por não terem uma visão mais ampla sobre o assunto. 

Ficam  as dicas – para o gestor: quer aumentar a performance da sua equipe? Reconheça os talentos da sua equipe com elogios verdadeiros. Para os pais: quer melhorar a performance dos filhos em vez de apenas cobrar e dar ordens? Reconheça a qualidade deles com sinceridade. 

Vamos fazer um exercício? Qual foi a última pessoa que você reconheceu no âmbito pessoal e no trabalho? Que tal reconhecer alguém hoje? 

Uma forma bacana de reconhecer nosso trabalho é conferir o vídeo completo no Youtube, seguir a Megalógica nas redes sociais, interagir com a gente e acompanhar nosso blog. Assim você fica por dentro de todas as nossas publicações sobre empreendedorismo e Marketing. 

E se você se interessou por esse tema e a forma como o abordamos, saiba que o conteúdo do Café a Dois pode chegar em sua empresa por meio de palestras, treinamentos ou até mesmo da gravação ao vivo do próprio programa.

Envie um e-mail para projetos@megalogica.com.br ou ligue para (21) 3565-2369 e vamos tomar um café juntos com um bate papo transformador, muito empreendedorismo e uma colherzinha de bom humor!