Olá, tudo bem?
Todo mundo sabe o que é a proatividade, mas nem todo mundo a pratica. No Café a Dois de hoje, esqueça o discurso, vamos falar de proatividade na prática, sobre o que podemos fazer no nosso dia a dia. Pega a caneca de café e vem com a gente!

Proatividade, vende em farmácia?

Infelizmente, ainda não existem soluções como injeção de proatividade ou proatividade em cápsulas para se tomar de 8 em 8 horas. A proatividade está muito ligada ao indivíduo e ao bom senso. A pessoa proativa tem a capacidade de antecipar determinadas situações e tomar atitudes frente a essas antecipações. 

No dia a dia, as pessoas acabam deixando as coisas acontecerem. Sabem que é preciso fazer alguma coisa, mas não saem da inércia. No ambiente do trabalho, se todas as pessoas conseguissem visualizar coisas que podem vir a acontecer e tomar uma atitude diferenciada, teríamos uma grande melhora em diversos aspectos. 

Favor entrar em contato com o setor de proatividade

Muitas pessoas identificam ações que precisam ser tomadas, mas acham que aquilo não é responsabilidade delas ou que outras pessoas se encarregarão depois. No fim das contas, acaba que ninguém faz o que deveria ser feito.  

Quantas vezes você ouviu as pessoas dizerem que não tomaram determinadas atitudes pois “não são pagas para aquilo”? Não é uma questão de fazer o que não é seu papel ou o que não foi combinado, mas fazer sempre o seu melhor (o que alguns chamam de vestir a camisa). 

Quando se veste a camisa de uma empresa ou equipe, você faz o seu melhor para que tudo aconteça bem. Muitas vezes, a falta de ação de outro membro da equipe não significa moleza ou negligência. Às vezes aquela pessoa simplesmente está focada em outras prioridades. 

Proatividade na prática

Ser proativo envolve saber analisar o que é possível fazer antes de uma atividade para poder agilizá-la. No trabalho, por exemplo, você se considera organizado? 

Fazer planejamentos e criar rotinas ajuda a estabelecer prioridades e concluir as tarefas mais importantantes mais rapidamente. Checklists também são boas ferramentas que ajudam na organização. 

Ter uma postura proativa não somente em relação a sua própria rotina, mas também com a rotina de outros departamentos que compõem um fluxo de processos dentro da empresa também é fundamental para que tudo aconteça da forma mais coordenada  e harmônica possível. Ou seja: A proatividade é pré-requisito para que haja sinergia na empresa. 

A proatividade é positivo para o profissional porque o destaca na organização e fará com que ele seja reconhecido, promovido e tenha mais sucesso. Não se deve confundir a postura proativa com puxa-saquismo. Na realidade, ser proativo é fazer o seu melhor, se antecipar às situações e não ser mediano. 

Cada um no seu quadrado

Nesse sentido, é preciso tomar cuidado também para não deixar que a sua atitude proativa invada o espaço do outro (daí o porquê de a proatividade estar vinculada ao bom senso). É preciso ser proativo com o que está ao seu controle e, caso perceba situações de outros setores, conversar com a pessoa responsável. 

Questão de hábito

A proatividade é um hábito que pode ser estimulado e adquirido. A partir do momento que sua mente se acostuma a agir proativamente, você deixa de lado, automaticamente, posturas mais acomodadas. 

Outro ponto para ficar atento na construção de hábitos proativos é a questão das armadilhas que dispersam a sua atenção em coisas que não acrescentam e ainda atrapalham a rotina e a produtividade (como passar muito tempo em redes sociais). 

Gostou deste artigo? Então não deixe para depois, seja proativo e veja o bate-papo completo no YouTube, siga a Megalógica nas redes sociais, interaja com a gente e acompanhe nosso blog. Assim você fica por dentro de todas as nossas publicações sobre empreendedorismo e Marketing.

E se você se interessou por esse tema e a forma como o abordamos, saiba que o conteúdo do Café a Dois pode chegar em sua empresa por meio de palestras, treinamentos ou até mesmo da gravação ao vivo do próprio programa.

Envie um e-mail para projetos@megalogica.com.br ou ligue para (21) 3565-2369 e vamos tomar um café juntos com um bate papo transformador, muito empreendedorismo e uma colherzinha de bom humor!