Você é insubstituível?

By 31 de outubro de 2019 Café a Dois

Oi, tudo bem?
Se você se aposentasse hoje ou fosse para outro trabalho, alguém poderia te substituir? Será que seu substituto teria as mesmas competências que você? Sua falta seria sentida? Já viu que trazemos muitas reflexões, né? Vem com a gente

Insubstituível ou imprescindível, o que você prefere ser?

Durante os treinamentos que promovemos, observamos que, na maioria das empresas, existe a liderança e os liderados. A liderança normalmente tem a preocupação de ser substituída, mas isso é mais comum do que imaginamos.

Você já teve receio de ser substituído?

Pode parecer assustador, mas a verdade é: TODOS SOMOS SUBSTITUÍVEIS. Inclusive, empresas que oferecem um plano de crescimento já estão preparadas para substituir você se houver necessidade. Mas então, o que fazer? É importante alertar que transmitir seu conhecimento para outras pessoas não representa uma fraqueza ou a possibilidade de perder seu espaço. O nome disso é INSEGURANÇA.

Existir um substituto para você é um problema? Por quê?

O ambiente corporativo PRECISA de pessoas exercendo funções. Portanto, profissionalmente, somos todos substituíveis. Apesar disso, a possibilidade de ser substituído não justifica que você retenha conhecimento. Optar por cercear a informação pode prejudicar a você mesmo. Vamos entender melhor:

Ter um backup é ter liberdade

Diante da sua impossibilidade de exercer a função, num momento de crise da empresa ou até mesmo com um problema circunstancial, é FUNDAMENTAL que alguém possa ser acionado no seu lugar. Exemplo: Você está de férias, mas apenas VOCÊ sabe como resolver determinada situação no seu local de trabalho. Quem será acionado? A resposta é simples: sim, você mesmo.

Se a princípio essa situação não parece incomodar ou, pelo contrário, envaidece você, imagine se a sua dependência por medo da substituição interferir diretamente nos seus planos, gerar grandes complicações e se tornar uma realidade constante. Além de demonstrar sua insegurança enquanto líder e prejudicar sua vida pessoal, sua abstenção pode responsabilizá-lo por resultados desastrosos.

Para a empresa, a situação é igualmente complicada. Afinal, gerenciar requer muitas responsabilidades, como delegar funções. Perder tempo sem ATALHOS dificulta consideravelmente a evolução da empresa diante da necessidade de contratar outro funcionário para a função, por exemplo. Conclusão: FAZER BACKUP É UMA OPÇÃO INTELIGENTE.

Micropoderes dificultam relacionamentos

A boa comunicação entre departamentos e colaboradores de cada setor é ESSENCIAL para o resultado final porque a sinergia é o elemento-chave para o sucesso coletivo e a construção de um ambiente saudável. Reter informação prejudica a todos e gera a falsa sensação de ter superpoderes.

Ser imprescindível

Ser imprescindível é a percepção da empresa de que apesar de você poder ser substituído, não seria a mesma coisa sem você. Isso significa que o seu trabalho não é medíocre e que, mesmo podendo ser substituído como qualquer outra pessoa, existe um grande DIFERENCIAL no seu modo de executar sua função. Em outras palavras: VOCÊ É UM SUCESSO!

Por isso, é importante buscar fazer sempre o seu melhor e se tornar IMPRESCINDÍVEL!

Sabe o que é imprescindível para a gente? Manter contato com você! Assista ao nosso bate-papo completo no YouTube, siga a Megalógica nas redes sociais, converse com a gente e acompanhe nosso blog. Assim você acompanha e interage com todas as nossas publicações sobre empreendedorismo e Marketing.

E se você gostou desse e de outros temas e da forma como os abordamos, saiba que o conteúdo do Café a Dois pode chegar em sua empresa por meio de palestras, treinamentos ou até mesmo da gravação ao vivo do próprio programa.

Envie um e-mail para projetos@megalogica.com.br ou ligue para (21) 3565-2369 e vamos tomar um café juntos com um bate papo transformador, muito empreendedorismo e uma colherzinha de bom humor!