Nesse Carrossel, o CEO da Megalógica apresentou diversos insights sobre como apresentar uma ideia.

Você tem dificuldades para organizar as ideias para uma apresentação em público? Medo do branco, esquecer alguma informação? Pois o Carrossel do Cirilo chegou com muitas dicas que vão ajudar você a apresentar melhor e de forma impactante, confira!

As técnicas apresentadas servem para investidores, fazer vendas, apresentar soluções e todo o tipo de apresentação que precisem conquistar resultados incríveis. Elas são uma forma de acessar a mente do seu público de forma mais efetiva.

Normalmente quando temos uma palestra para apresentar, sabemos o que queremos falar, mas não sabemos o como e como iremos organizar as informações no tempo que temos disponível. E isso faz toda a diferença.

Primeiramente, é preciso ENXERGAR pelo olhar do seu público. A partir daí, você pensará em como SOLUCIONAR um problema que ele tenha. Finalmente, você deverá CONTAR UMA HISTÓRIA a partir do que foi enxergado.

O primeiro passo é organizar a sua ideia de acordo com o público, para ficar mais interessante. Apresentar sua ideia para um grupo de cardiologistas é diferente de apresentar para um grupo de engenheiros de TI.

É importante saber não só o que você vai apresentar mas para quem você vai apresentar, para você organizar melhor as suas ideias. Além disso, quer seja uma apresentação presencial ou uma autoexplicativa (quando se manda apenas o material), é necessário gerar encantamento.

POWERPOINT

O famoso “ppt” é uma muleta: ele ajuda você a andar. Ele não é a sua apresentação. Ele ajuda sua a reforçar a sua ideia e a ampliar o que você quer passar. Quanto menos palavras ele contiver, melhor.

Se o seu público estiver concentrando lendo o que está escrito, o canal de audição fica prejudicado, e ele não prestará atenção ao que você estiver falando.

CANAIS SINCRONIZADOS

Quando você está apresentando, há o canal da fala e, no público, o canal da escuta. Às vezes, o canal da escuta está fechado ou meio fechado. A maneira com que você fala tem a força para abrir esse canal (ou se a fala for ruim, fechar de vez). Não importa se você tem 5 minutos ou 2 horas para apresentar, é importante abrir o canal e manter esse canal aberto.

Para isso, um bom roteiro é fundamental. O roteiro deve fazer uma entrega de forma que a informação faça sentido para o público da melhor maneira possível. Nós gostamos de histórias com finais felizes. E se você provocar um final feliz com a sua apresentação?

DICAS DE ESTRUTURA

Para o fim: guarde uma surpresa, uma informação que seja o ápice, a cereja do bolo, para apresentar no fim da apresentação. Esse é o chamado “final feliz”. Você precisa ativar a visão de futuro no seu público, o que ele espera alcançar e como chegar lá.

Não encerre a apresentação com “Obrigado”, pois isso tende e fechar o canal de comunicação e quebra o final feliz.

Para o início: nunca coloque a lista dos tópicos que serão falados ao longo da apresentação. Uma lista longa, por exemplo, pode assustar e fechar o canal de comunicação.

Apresentações autoexplicativas: quando você envia uma apresentação, o principal objetivo é acionar a visão de futuro da pessoa. O receptor precisa ficar encantado e querer buscar mais informações ligando para você ou acessando seu site.

Apresente sua ideia e gere encantamento: em resumo, para apresentar uma ideia, você precisa organizar informações, preparar seu roteiro, se preparar, provocar algo que abra o canal de comunicação e provocar no público uma visão de futuro (final feliz).