O psicólogo Elton Moraes, da Uai Stories embarca no Carrossel do Cirilo para falar sobre a Importância do Relacionamento. Esse tema guarda relação direta com as histórias que contamos, pois é a partir delas que nos relacionamos.

A respeito dessas histórias, Elton destaca que as simbologias estão presentes em tudo que fazemos e contamos, pois elas impactam nossos traumas ou situações marcantes, tanto positivas quanto negativas. Quando contamos histórias, falamos sobre o que mais nos marca, o que nos permite reviver momentos.

Nesse sentido, o amor, a fraternidade e o acolhimento geram marcas profundas que levamos para o resto da vida. Por isso, criamos memórias afetivas. Muitas das vezes, essas memórias têm grande impacto sobre nós e nos outros.

A Importância da Empatia

Elton também ressalta o papel da empatia: quando aprendemos não só com nossas próprias dificuldades, mas quando conseguimos nos colocar no lugar do outro e ajudar as pessoas. Assim, também fazemos o bem para nós mesmos.

A partir do momento em que nos doamos para ajudar as pessoas sem esperarmos nada em troca, automaticamente já recebemos essa troca.

Relacionamento e Empreendedorismo

O Brasil é um dos países com mais empreendedores. Porém, de 10 empresas abertas, 7 são fechadas no mesmo ano. Muitas vezes, isso acontece por falta de relacionamentos, de articulações, de conhecimentos e de trocas. Nada se consegue sozinho.

Para Elton, nossa vida é feito de momentos de picos e vales, momentos positivos e de dificuldades. Se estamos em uma dificuldade, precisamos pensar em como superá-la, se estamos em oportunidades, precisamos pensar em como concretizá-las.

Atitudes e Comportamentos

Quando usamos os relacionamentos somente com interesses comerciais e ao ganhar, as outras pessoas percebem e há uma penalização. Já quando usamos o relacionamento para fortalecer nossa imagem e por doação, isso também é percebido.

Dessa forma, diante da escolha entre uma e outra empresa ou marca, por exemplo, tendemos a escolher aquela com as atitudes que consideramos mais verdadeiras.

Além disso, nossos relacionamentos também são amplamente baseados na reciprocidade: acolher aquelas pessoas que nos ajudam e nos afastarmos daquelas que não contribuem com o nosso dia a dia.

Conte sua Própria História

Sempre é possível voltar atrás, sempre é possível recomeçar. Sempre é possível contar uma nova história. Não é porque um pai, uma mãe ou uma pessoa próxima é de determinada maneira que você precisa ser igual.