Você já ouviu falar em “ânimo elástico”? Imagina quais seriam as características de uma pessoa com esse super poder? Embarque nesse Carrossel do Cirilo, mais uma vez com a presença de Lucas Blanco e vem com a gente!

Características do ânimo elástico

O ânimo elástico é composto de quatro características: paciência, persistência, firmeza e tolerância. Esse tipo de ânimo elástico permite suportar melhor as tensões da vida.

No caso de uma pessoa enferma, por exemplo: é necessário paciência com o tratamento, que nem sempre é imediato. Além disso, o corpo precisa ser tolerante ao medicamento. A pessoa precisaria de, no mínimo, duas das características do ânimo elástico para ser curada.

Na educação dos filhos: devemos ter paciência e persistência, intolerância com a desobediência e firmeza com valores.

Importância do ânimo elástico

Usamos o ânimo elástico quando servimos outra pessoa. Usamos o que temos para tocar os outros. O ânimo elástico nos permite ser presentes para o outro e de resistir a ambientes de tensão. Trata-se de suportar, com firmeza, uma situação adversa em benefício do outro.

Em um ambiente VUCA, precisamos estar aptos a utilizar esse poder nos momentos mais críticos. Quando nos apropriamos das características do ânimo elástico, conseguimos agir de maneira a transformar e impactar o ambiente em que estamos.

Tão importante quanto ter ânimo elástico é ter a noção do limite que esse elástico pode suportar e lidar com isso com firmeza. Ter ânimo elástico não significa ter que suportar a ingratidão e indiferença. O limite é ultrapassado quando viola a sua identidade.

Ânimo elástico e personalidade

Adotar a postura do ânimo elástico não significa mudar quem você é. Você vai ser exatamente quem é e deixar claro quais são seus limites e como você trata cada uma das características do ânimo elástico. O ânimo elástico de maneira nenhuma se confunde com passividade ou resignação.

Dica de livro: O monge e o executivo