A live de hoje contou com a presença da gerente de projetos da Megalógica Academy, Cinthya Carvalho, para falar sobre soluções online em Marketing Digital nesse período de crise.

Muitos negócios que ainda nem tinham intimidade com o mundo digital e sem nenhuma presença se viram empurrados na direção do Marketing Online por questão de necessidade de adaptação.

Mudança Obrigatória

Estamos em um momento de inovação disruptiva, quando acontece algum fator importante que nos obriga a mudar. É o que aconteceu quando os celulares deixaram de ser cada vez menores para ficarem cada vez maiores e com telas touch e capacidade smart graças à ligação com a internet.

Agora, com a quarentena, tudo vai mudar de novo. Vamos precisar nos conectar devido ao home office e ter nossa equipe alinhada, professores estão se adaptando para dar aulas online e interagir com as turmas.

Em matéria publicada pelo jornal O Globo no dia 09 de abril, foi constatado que o e commerce respondia por apenas 4% das vendas do varejo e que 70% das pequenas e micro empresas ainda não tem e-commerce. Essa realidade será amplamente modificada.

Muito além de ter um site

Hoje em dia, o Marketing Digital possui um leque de diversas ferramentas e possibilidades. Estar no digital não é trabalhar apenas as redes sociais e o site: o próprio WhatsApp se tornou um canal de relacionamento com o cliente, existem listas de mailing e e-mail marketing, CRM e diversas outras estratégias.

Apesar de haver muitas possibilidades, o momento atual meio que coloca todos em um ponto em comum: tudo é novo e é possível testar, aprender, errar, voltar atrás, tentar outras coisas e, principalmente, aprender muito. O importante é sair da inércia e dar o primeiro passo.

É hora de criar relacionamentos

Agora é o momento de criar conteúdo relevante e atrair pessoas para o seu ambiente de relacionamento online, mostrar o que você faz, trocar ideias e engajar seus público. Posteriormente, será o momento de vender. Por isso, é importante construir e fidelizar sua audiência agora.

Nesse sentido, o CRM (Customer Relationship Manager) é uma ferramenta poderosa para ajudar a fortalecer e trabalhar estrategicamente o relacionamento com seus clientes. Você pode segmentar seu público em diversos perfis e trabalhar conteúdos específicos para cada tipo de cliente.

Não é preciso vender seu produto, mas sim trazer informações úteis sobre ele, com dicas, pílulas informativas e informações. Isso faz com que você se torne uma autoridade no assunto e as pessoas busquem seu serviço devido à confiança que você construiu por meio do seu conteúdo.

Hoje em dia não vendemos mais produtos, vendemos valor. E é por isso que é mais importante trabalhar com a experiência que o cliente tem ao consumir seus serviços. Oferecer informações e fortalecer relacionamentos melhora a experiência com a marca.

O básico para começar agora

Ter um site é o básico para quem quer estar presente no mundo digital. É onde você comunica sua imagem institucional e é encontrado por quem quer conhecer melhor sua empresa.

Além disso, ter presença nas redes sociais e postar conteúdo relevante para seu público também é fundamental. Tenha também um blog no seu site para criar autoridade e melhorar seu posicionamento no Google.