O Carrossel do Cirilo do dia 13 de maio recebeu a personal organizer Katia Monteiro, que ensinou valiosas dicas para organizar o “home” e o “office” neste momento em que as duas coisas se confundem.

O personal organizer, segundo explica Katia, é um especialista em organização pessoal. O profissional avalia o espaço e o acervo da pessoa e conversa sobre o que pode ser descartado. Tudo começa com uma triagem para que a pessoa decida o que ainda é utilizável.

ESPAÇO NOBRE

O espaço nobre é aquele que está ao alcance dos olhos e onde as coisas ficam ao alcance das mãos. Esse espaço deve ser utilizado para guardar itens realmente utilizáveis no dia a dia com frequência. A desorganização começa quando o espaço nobre começa a acumular itens que raramente são utilizados.

Já espaços altos, como o alto de armários, por exemplo, podem ser muito úteis para acomodar peças de roupas pouco usadas. Uma dica para guardar essas peças são packs, espécies de bolsas plásticas com fecho que permitem agrupar as peças e evita o acúmulo de poeira.

DESAPEGA, DESAPEGA

Muitas pessoas são extremamente apegadas e têm dificuldade em se desfazer das coisas. Nesse sentido, Katia diz que é papel do personal organizer conversar com o cliente e fazê-lo entender que ele tem um espaço onde não cabem todas as coisas (a não ser que fiquem entulhadas, ou seja, sem organização).

É preciso ter consciência e bom senso, pois a organização não ficará prática se as pessoas não se desfizeram dos itens supérfluos. Além disso, a desorganização inevitavelmente acabará voltando devido a quantidade de itens acumulados.

COMO EVITAR QUE AS ROUPAS FIQUEM COM CHEIRO DE “GUARDADO”?

Nesse caso, é necessário arejar. Se as roupas ficam com esse cheiro, provavelmente é porque não estão sendo usadas. No caso de roupas de cama, por exemplo, o recomendável é ter apenas três unidades por cama.

Dessa forma, uma fica em uso, a segunda será lavada e uma terceira ficará guardada. A roupa recém lavada deve ser colocada por baixo da que já estava guardada, para que esta seja usada primeiro. Fazendo esse rodízio, não existirá o cheiro de guardado.

Em caso de o cheiro ser gerado devido à umidade, uma dica muito interessante é colocar um giz de quadro negro dentro de um saquinho e guardar no armário, pois ele absorve a umidade.

O “OFFICE” TERMINA ONDE O “HOME” COMEÇA

Em tempos de isolamento social, casa e trabalho dividem o mesmo espaço. Por isso, Katia recomenda que o local destinado ao trabalho seja bem delimitado. Você também pode decorar o espaço reservado ao trabalho com quadros, materiais como canetas e post its para que fique bem claro que ali é um ambiente para trabalhar.

Além disso, um ambiente organizado ajuda a mente a ficar organizada e, consequentemente, a produtividade aumenta.

DICAS DE ORGANIZAÇÃO:

Sala: antes de dormir, verifique o que pertence à sala e retire o que não faz parte. Além disso, estimule a colaboração das crianças com a organização. Envolva a todos.

Quarto: ao acordar, imediatamente já arrume a sua cama. Para que a organização permaneça nos armários, tente descartar uma peça sempre que comprar ou ganhar outra do mesmo tipo.

Looks já montados no cabide: deixe prontos “looks da semana” já preparados no cabide para que seja só pegar e usar. Assim você otimiza seu tempo e pode dormir um pouco mais ou tomar seu café com mais tranquilidade.