O que fazer na muvuca do Mundo Vuca? Nosso convidado Lucas Blanco embarca no Carrossel do Cirilo e joga luz nesse assunto. Vem com a gente!

V.U.C.A. é um acrônimo em inglês para Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo – características que definem o mundo atual.

Não se trata do mundo em situação de pandemia, mas de um momento muito anterior, no qual temos transformações digitais, tecnológicas e sociais complexas, que levam a cenários incertos e voláteis.

A mesma tempestade, diferentes barcos

Nesse cenário, estamos todos na mesma tempestade, mas não no mesmo barco. Não é porque determinado grupo de pessoas está passando por determinada situação que você também estará.

Para Lucas, o mais importante é usar o tempo que temos da forma mais sábia possível conseguir pequenos avanços todos os dias e estar atento às oportunidades. Além disso, é necessário aceitar que essa é a realidade atual, entrar em movimento e seguir em frente.

Nesse momento, precisamos gerenciar nossos recursos, nosso tempo e dinheiro. Vamos também precisar conviver mais, mesmo que de forma virtual, sem esquecer de amar mais e nos relacionarmos. Sem isso não conseguiremos ter empatia nem nos dedicar a nossos objetivos: construir, gerenciar, conviver, amar e relacionar-se.

O medo de “ficar por fora”

Um dos sintomas trazidos pelo mundo VUCA é representado por outro acrônimo: FOMO (Fear of Missing Out) ou medo de ficar de fora de alguma novidade.

Isso faz com que as pessoas já acordem checando todas as notificações do celular, verificando as novidades de todas as redes sociais, lendo as manchetes de todos os portais, etc.

Se você desligar o celular e ignorar tudo isso, nada irá mudar em sua vida, mas a sensação de estar perdendo algo importante causa angústia o suficiente para querermos verificar nossos celulares o tempo inteiro.

Como lidar com essa muvuca?

Lucas é um estudioso do mundo VUCA e, em suas reflexões, sugere maneiras de lidar com cada uma de suas características.

Para a Volatilidade, a recomendação é usar a visão e velocidade. Primeiro, ter visão de futuro: qual é o seu objetivo e o que você precisa fazer agora? Sobre velocidade: não é preciso alcançar esse futuro imediatamente. O que você pode fazer essa semana para se aproximar do seu objetivo. E na semana seguinte, que novo passo você pode dar?

Para a  Incerteza: entendimento e não ortodoxia. Numa situação de incerteza, tente buscar o mínimo de entendimento daquela situação. A não ortodoxia é tentar pensar diferente, pois o que funcionava há anos atrás pode não funcionar mais.

Para a Complexidade: colaboração e cocriação. Na complexidade, não conseguimos ter todo o entendimento necessário sobre todas as coisas. Por isso, é importante buscar a colaboração de quem pode complementar nosso conhecimento

Para a Ambiguidade: agilidade e abundância. Agilidade é fazer acontecer, não ficar procrastinando.