Hoje o Carrossel do Cirilo teve a super presença do publicitário Rodrigo Giglio para falar sobre a importância do propósito na vida profissional.

Rodrigo criou seu próprio negócio para poder treinar pessoas a serem mais produtivas e perderem seus medos, como falar em público, sempre de forma divertida e leve.

O publicitário conta que era tímido na adolescência e sofria bullying na escola. A história de dois super-heróis teve muita influência em sua vida e o levou a se envolver com storytelling e a trabalhar de forma lúdica: o homem-aranha (pela identificação com o aluno inteligente que era zoado, mas quando vestia o uniforme virava um falastrão) e o Batman (que superou seu medo de morcegos e o adotou como forma de ajudar as pessoas).

Rodrigo entendeu que seu super-poder era a criatividade. Ele conta que, na escola, nem o grupo do fundão nem os CDF´s lhe davam muita atenção. Mas quando seu caderno de desenhos foi pego, os dois grupos se uniram pela curiosidade sobre aquele tipo de arte.

A partir daí, ele decidiu que usaria sua criatividade para transformar seu maior medo, que era a timidez, para ajudar as pessoas a falarem em público e superarem seus medos.

A JORNADA DO HERÓI

A jornada do herói é uma estrutura de comunicação universal e uma das que mais funcionam para contar histórias. Quando nos colocamos como protagonistas de uma história, devemos entender que não existe herói sem vulnerabilidades. O que é perfeito não conecta as pessoas e, no Marketing, não vende.

Nós nos conectamos com o Homem-Aranha, por exemplo, pelo bullying que ele sofre, pelo medo que ele tem de perder o emprego ou a namorada. Os grandes mitos que sobreviveram até hoje, resistiram ao tempo porque foram contados dentro de uma estrutura narrativa conhecida como o monomito ou a jornada do herói.

A IMPORTÂNCIA DO PROPÓSITO

Muitas vezes deixamos projetos parados porque não estão perfeitos e ficamos com medo do julgamento. Porém, quando nos conectamos com um propósito maior, a gente se despe desse orgulho e pensamos em nossa missão de vida.

A partir desse chamado, ganhamos um direcionamento para realizar uma missão. A forma de realizar esse chamado, seja sendo enfermeiro, médico, empresário ou o que for, é onde reside a jornada do herói de cada pessoa.

Se você conseguir se dar conta de que a sua carreira é um meio para atingir um fim e não fim em si, isso faz toda a diferença na forma que você encara o trabalho. Utilize a carreira como forma de exercer o seu propósito.

Busca uma carreira que você ame e faça bem para você, onde você pode exercer seus talentos e ajudar alguém e que isso traga algum retorno (financeiro, social, reconhecimento, etc).

MAIS UM ANO OU MENOS UM ANO DE VIDA?

Rodrigo faz a seguinte reflexão: algumas pessoas quando comemoram aniversário dizem que ganharam mais um ano de vida. Já outras dizem que é um ano a menos, um ano que já gastou.

A provocação é a seguinte: se você acha que está perdendo um ano de vida, não está honrando a passagem de tempo e a oportunidade que lhe foi dada de estar vivo e poder seguir o seu propósito.

Uma recomendação: no dia do aniversário, feche os olhos e tente se lembrar de 3 momentos importantes do último ano que valeram a pena. Se conseguir, foi um grande ano e é mais um ano de vida.

FILOSOFIA IKIGAI

Essa filosofia nascida na ilha de Okinawa, no Japão, promove o que faz os seus olhos brilharem. Quem segue essa filosofia toma decisões baseadas no que ela quer construir e no que quer deixar de legado.

Por isso, as decisões dos adeptos dessa filosofia costumam ser muito acertadas. Primeiro, elas se questionam se as oportunidades estão conectadas como que importam para elas e depois elas tomam a decisão.

Coincidentemente, Okinawa tem a maior concentração de centenários, o que permite estabelecer uma relação de que pessoas que vivem seguindo seus propósitos vivem mais.

Uma das formas de encontrar o seu propósito é observar: o retorno (o que aquilo vai gerar para você), a maestria (o quanto você vai precisar se dedicar para fazer algo bem), a paixão (o quão você ama fazer) e quantas vidas você impacta.