Para falar sobre tecnologia e cuidados no home office, o Carrossel do Cirilo convidou Antonio Gil, especialista em tecnologia da informação.

Quando trabalhamos em home office, há uma mistura do que é profissional com o que é pessoal. Se antes esses dois mundos estavam isolados, agora convergiram. Nesse sentido, uma das primeiras recomendações é criar um ambiente adequado para o trabalho a distância.

Se for possível, Gil recomenda que se tenha um computador exclusivo para trabalho, por questões de segurança. Se não for possível, a dica é criar um usuário separado para trabalho e outro pessoal, além de usuários separados para cada pessoa da casa.

Outra recomendação importante é deixar o perfil de administrador da máquina sem uso. Esse perfil tem mais privilégios no sistema e é importante não expô-lo a riscos desnecessários.

A POLÊMICA DO ZOOM

Gil explica que as falhas de segurança do Zoom que criaram certa polêmica já foram corrigidas. Além disso, tranquiliza as pessoas no sentido de que os dados que foram expostos não eram tão sensíveis (não vazaram senhas ou informações confidenciais, por exemplo).

LIBERDADE VIGIADA

Gil acredita que os algoritmos que vigiam nossos rastros digitais sejam um caminho sem volta. Ele cita como o exemplo o fato de conversarmos sobre algum produto a propaganda desse mesmo produto aparecer em sites que visitamos. Para o especialista, é preciso ficar atento a esses sinais.

NÃO USE A MESMA SENHA PARA TUDO

Apesar de ser muito desgastante ter que criar e lembrar senhas para todos os sites nos quais nos cadastramos, usar uma única senha para todos os logins é extremamente perigoso.

As senhas criadas precisam ser fortes, ou seja, compostas por pelo menos 8 caracteres, com letras maiúsculas e minúsculas, números não sequenciais e caracteres especiais (@#!$%)

Para tornar o processo menos penoso, Gil tem um dica que pode ajudar, ele criou uma espécie de “fórmula” de senhas: usar as 4 primeiras ou 4 últimas letras do nome do site em questão e uma combinação de números que faça sentido para você (final do telefone, por exemplo) e uma sequência de letras que faça sentido para você. Assim, você memoriza um padrão de criação de senhas e não as senhas em si.

COMO MELHORAR A ESTABILIDADE DA INTERNET

Caso você tenha que usar a internet para fazer uma videoconferência profissional importante, uma recomendação é pedir que as outras pessoas da casa, se for possível, interrompam o uso de aplicativos de streaming de vídeo, como Netflix e Youtube.

Além disso, sempre que possível, prefira o uso de cabo ao wifi por oferecer estabilidade muito maior. Para melhorar o alcance do sinal wifi, o interessante é posicionar o roteador em um ponto central da casa em meia altura, não muito baixo nem muito perto do teto.

NÃO ESQUEÇA O BACKUP

Gil recomenda que as pessoas tenham um HD externo ou um pendrive exclusivo para backup e criem uma rotina de fazer duas vezes ao dia (preferivelmente) ou pelo menos uma vez ao dia a cópia de todos os arquivos que você criou ou salvou. Softwares de backup na nuvem como Dropbox e Google Drive também são boas escolhas.

Softwares de backup recomendados:
Cobian
Comodo
SyncBack