O papo de hoje é sobre Mindset Positivo. com Fabio Souza. Embarque nesse Carrossel e vem com a gente!

Fabio faz a provocação de que cada vez mais parece que não temos tempo para passar com nossos amigos, mas cada vez mais temos tempo para os inimigos. Basta uma pessoa impactar negativamente sua vida para que isso ganhe sua atenção e se torne mais importante que as experiências positivas.

Mindset e comportamento

Mindset é a atitude mental que você tem perante os desafios da vida. A idea tem a ver com a forma como você se comporta ante os desafios profissionais ou pessoas, seja positivamente ou não. Essas atitudes podem ser de dois tipos: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

Nas palavras de Fabio, não existe um mindset certo ou errado, apenas tipos de comportamento. Cabe a nós identificarmos qual o nosso mindset e o das pessoas que se relacionam conosco e interagir com eles.

Que vida vale a pena ser vivida?

Para Fabio, essa é a pergunta primordial. Após ela, todas as outras se tornam secundárias. Fazendo referência a Aristóteles, a vida que vale a pena ser vivida seria aquela na qual você está no lugar certo, com as pessoas certas, fazendo aquilo que você gosta.

Quando conseguimos responder o que nos move, o que nos dá prazer e por que fazemos o que fazemos, buscamos em nós mesmo a nossa própria excelência. Outros pensadores relacionam a boa vida como a vida dedicada a ajudar ao próximo, a vida com muita energia de agir e, ainda, a vida na qual vocè é fiel a seus valores.

Mindset fixo e mindset de crescimento

Pessoas com mindset fixo tendem a evitar desafios para os quais achem que não possuem determinada aptidão. Já pessoas com mindset de crescimento tendem a tomar desafios como oportunidades para desenvolver novas capacidades.

Pensar positivamente ou negativamente consome a mesma energia mental, mas os resultados são completamente diferentes. Por isso, é importante refletir quais são as consequências de nossas posturas.

O pensamento negativo tende a desmotivar e entristecer. Com resultado, acabamos não tentando resolver problemas nem saímos da nossa zona de conforto. Já o pensamento positivo é contagiante, nos estimula e transforma.

Mudança e aprimoramento

Se fizermos sempre as mesmas coisas, passarmos pelos mesmos caminhos e vivermos as mesmas experiências vamos, no máximo, conseguir os mesmos resultados que sempre tivemos. Mude sempre para melhor.

Para qualquer tipo de mudança tenha: visão, coragem, competência. Não importa o que você faz, mas como você faz.

Dicas de leitura:
Mindset – Carol S. Dweck
O Sucesso está no equilíbrio – Robert Wong