A importância do compromisso foi o tema desta Mega Pílula, um formato mais curto do Carrossel do Cirilo para deixar questionamentos para você pensar.

O Compromisso abarca a ideia de “com promessa” é uma promessa mútua, uma promessa “com” alguém. Esse compromisso pode ser tanto com o outro como consigo próprio.

Ao assumir um compromisso, isso implica que alguém está contando com você. Por isso, você não pode deixar de cumprir nem cumprir de forma medíocre.

É importante procurar cumprir mais do que o combinado. Isso significa fazer o seu melhor, o melhor que é possível para você.

Caso não seja possível cumprir o compromisso por algum fator imprevisível, não tem problema, desde que você revogue esse compromisso. Não se trata apenas de cancelar o que foi combinado, mas de apresentar uma nova proposta para esse compromisso.Trata-se do alinhamento produtivo, em que os envolvidos chegam a um novo consenso.

E quando o compromisso é com você? Fica mais fácil revogar, certo? Mas quando isso acontece, significa que você está desistindo de algo ou se sabotando. Cada promessa revogada gera uma frustração. De forma contrária, quando se tem um compromisso e uma nova proposta, você está recalculando a rota.

NÃO DEIXE FIOS SOLTOS

É importante não deixar pendências: pontas soltas e histórias incompletas funcionam muito bem em seriados, mas são péssimas quando se trata de compromissos. Cada pendência é um fio solto prestes a entrar em curto circuito.

Os compromissos fazem partes da nossa história, do legado que deixamos. Cada escolha traz consequências e, às vezes, não pensamos que não cumprir algo pode gerar grandes consequências negativas.

Para refletir: qual a importância do compromisso para você? O que você gera nas pessoas com os seus compromissos?