No Carrossel do Cirilo do dia 26/07 o bate-papo foi sobre a gestão do tempo nesse período de quarentena e isolamento social. Como conciliar tarefas do trabalho, tarefas domésticas, dar atenção aos filhos e à família quando todas essas coisas podem acontecer juntas?

A chave é ter disciplina e criar rotinas. Nossa mente precisa dessas rotinas para se organizar e trabalhar melhor. Por isso, é importante criar novos hábitos e se planejar: que horas é necessário acordar para fazer tarefas de casa antes do horário do home office? Que tarefas do trabalho posso adiantar para dar tempo de fazer almoço no horário que estou acostumado a comer?

Esses e outros tópicos, como o furto do tempo e procrastinação foram debatidos ao vivo, com dicas, trocas de experiências entre os participantes.

Para ajudar você a focar e ter mais produtividade, separamos também alguns aplicativos que podem ser úteis, lembrando sempre que antes de tudo é preciso ter vontade e disciplina =)

Pomodoro timer:

A técnica pomodoro consiste em focar totalmente em uma tarefa durante cerca de 25 minutos e depois descansar por cerca de 5 minutos (aí você pode olhar a rede social ou ir conversar com alguém. Esse ciclo é repetido por mais 4 vezes, quando você é recompensado com uma pausa longa de 15 ou 30 minutos para se distrair com outras coisas.

Esse método se baseia na ideia de que pausas frequentes entre períodos de foco total podem trazer agilidade mental, além de não tornar certas tarefas tão cansativas ao aplicar os intervalos.

Nas lojas de aplicativos, há diversos apps para usar a técnica. Você pode experimentar a versão que mais lhe agradar.

Conheça o Pomodoro Timer
Para iOS
Para Android

Forest:

A ideia é ajudar você a não se distrair com o celular a todo instante. Você estipula um período de tempo (desde 10 minutos até horas) e o Forest ativa uma animação de uma árvore crescendo.

Se você desbloquear o celular para olhar outro aplicativo nesse período, sua árvore morre. Mas se conseguir se manter longe do celular, uma árvore é plantada em um terreno virtual.

Ao fim, você pode ver quantas árvores conseguiu plantar e gerar uma floresta, representando sua produtividade (cada árvore = 25 minutos focado longe do celular, por exemplo).

Conheça o Forest
Para iOS
Para Android