A gerente de projetos da Megalógica, Cynthia Carvalho, embarcou mais uma vez no Carrossel do Cirilo para trazer dicas de como utilizar os recursos do Instagram para potencializar seu negócio nas redes. Quer aproveitar as dicas? Vem com a gente!

O cenário de isolamento social obrigou muita gente que ainda não estava nas redes a participar do ambiente virtual. De acordo com Cynthia, hoje o Instagram possui cerca de 1 milhão de usuários só no Brasil.

É uma grande oportunidade para conquistar visibilidade, já que 63% dos usuários acessam a plataforma diariamente por pelo menos meia hora. No Instagram, o engajamento dos usuários é o principal fator levado em conta pelo algoritmo.

ENGAJAMENTO E INTERESSES

Atrair as pessoas e despertar nelas o interesse nos conteúdos que você publica tem relação com uma série de fatores, do tipo de conteúdo em si, a regularidade de postagem e até a descrição que está na bio e o tipo de hashtags utilizada.

Cynthia ressalta que mais importante que a quantidade de postagens ao dia é a qualidade e relevância desse conteúdo. Mesmo que você publique uma vez por dia, se o conteúdo for relevante, já é suficiente. Se as pessoas estão curtindo e comentando o que você publica, você está conseguindo engajamento.

RESPEITA MINHA BIO

A Bio, ou “biografia” é o espaço destinado a descrição do seu negócio no Instagram. É por ela que os clientes vão saber quem é a sua empresa e o que ela faz.

Por isso, é muito importante escrever uma bio atraente. Essa descrição também ajuda as pessoas a localizarem sua empresa quando utilizarem a ferramenta de busca do Instagram. Você pode incluir hashtags e os serviços que você oferece na sua bio.

Uma dica para ser objetivo no espaço limitado da bio, é seguir uma estrutura “x,y,z”, onde x é a sua empresa, y corresponde ao seu público e z é a sua solução. Por exemplo: a Megalógica (x), ajuda empresas (y) a transformar ideias fantásticas em projetos espetaculares (z).

“STORIESTELLING”

A seção de stories, posts que são exibidos por até 24 horas e somem, se tornaram praticamente uma rede à parte. São cerca de 500 mil usuários só na sessão de stories por dia e há um algoritmo próprio para essa área.

Para explorar as possibilidades dos stories, é interessante usar hashtags, enquetes e caixas de perguntas. Lembre-se também de incentivar seus seguidores a tomarem alguma ação (arrastar para cima, olhar os posts novos no seu feed, acessar seu site, etc).

Além disso, os stories foram feitos para serem naturalmente informais. Portanto, vale usar gifs engraçados, stickers e filtros divertidos.

DICAS E MAIS DICAS:

Foto profissional: se você utiliza seu perfil para fins profissionais, use uma foto de perfil adequada, bem produzida e que mostra o que você faz. Se é o perfil da empresa, use o logotipo, por exemplo.

Destaques: imagine que cada um represente uma seção do seu site, como por exemplo: quem somos, contato, produtos, novidades, etc.

Impulsionamento: o custo benefício do impulsionamento no Instagram é muito bom e permite boa segmentação do público. Entenda quem é seu público e o otimize a segmentação.

Não tenha medo: tente fazer lives, exponha seu negócio, convide pessoas para participar e compartilhar ideias. É uma excelente oportunidade de evoluir os negócios.

Ferramentas para links:

  • Linktree: permite reunir diversos links (como site e outras redes) na bio do Instagram;
  • Taplink: integra links e formulários de contatos.