Saúde é o que interessa! O Carrossel do Cirilo recebeu Eduardo Oliveira, profissional de educação física com mais de 10 anos de experiência na área de performance e treinamentos físicos.

Eduardo se tornou gestor de uma grande rede de academias, mas sentiu que seu objetivo de vida era outro. Segundo ele, sua missão é ajudar as pessoas terem cada vez mais uma vida mais saudável e ativa fisicamente. Eduardo enfatiza que quer despertar essa vontade em cada uma, sem que seja uma obrigação, de forma simples, tranquila, sem cobranças e positiva.

Mantenha sua imunidade alta

Nesse momento, é importante que as pessoas tenham um sistema imune forte, e algo primordial para ajudar nesse sentido é o exercício físico. Não são necessários exercícios de alta intensidade, mas práticas que elevem a frequência cardíaca e a transpiração. Além disso, é preciso se alimentar bem e ingerir mais água.

Protocolo de emagrecimento

Eduardo criou um método online prático e simples que promete a perda de 5 a 7 quilos em até seis semanas (um mês e meio). É uma adaptação para o ambiente digital de metodologias com eficácia comprovada que Eduardo aplicava presencialmente ao atuar como personal trainner e que está sendo muito bem recebido pelas turmas, com muitos feedbacks positivos.

Trabalhando Corpo e Mente

Segundo Eduardo, vamos acumulando informações e experiências ao longo da vida e a partir dessa base vamos reproduzindo comportamentos, hábitos e crenças. Ele cita o exemplo clássico das avós que comentavam sobre o potencial fatal da combinação manga + leite. Muita gente cresceu ouvindo isso e nunca experimentou a mistura.

Nossas crenças acabam moldando padrões que seguem por toda a vida. Por isso, é preciso desconstruir algumas delas. Quem teve algum contato negativo com exercício físico anteriormente vai achar que exercícios não são legais, mesmo sabendo que será bom para sua saúde.

Quem quer iniciar um processo de mudança precisa estabelecer um propósito, um objetivo que seja inegociável. Se esse propósito não for muito forte, a pessoa não vai se dispor a fazer a atividade num dia chuvoso e frio, por exemplo.

O importante é começar

O primeiro passo é começar, nem que seja fazendo um minuto de atividade física no primeiro dia. Na primeira semana já é possível notar mudanças fisiológicas como mais disposição para trabalhar, melhor sono, etc. Isso já trará motivação para continuar o processo.

O sedentarismo só traz prejuízos ao corpo. Nosso organismo possui, nas articulações do corpo, o líquido sinovial. Ele é liberado sempre que você movimenta as articulações e se você passa muito tempo sentado ou deitado, sem movimentar, você vai sentir dores nos joelhos, na lombar, nos ombros e quaisquer articulações por falta da liberação do líquido.

Eduardo recomenda que os exercícios sejam feitos no início do dia, pois se isso não é um hábito ainda, dificilmente você terá disposição no fim do dia, quando já estiver mais cansado. Para ter bons resultados, é preciso priorizar o que é importante.

Dicas para começar agora:

1- Acorde de 15 a 20 minutos antes do seu horário habitual
2- Beba água, após o sono, seu corpo estará desidratado e isso dá sonolência
3- Coloque sua roupa de treinar. Após isso, dificilmente você voltará pra a cama
4- Faça seu treino. Comece com algo rápido, entre 10 a 15 minutos.
5- Repita. Aos poucos isso se tornará um hábito.

Dica de leitura para criar hábitos saudáveis:

O Milagre da Manhã